Hiroshima, Nagasaki e o Massacre de Nanquim
Durante a Segunda Guerra Sino-japonesa ocorreu o episódio que ficou conhecido como o Massacre de Nanquim. Após a conquista da cidade que era a capital da China, em 13 de dezembro de 1937, os soldados japoneses iniciaram uma série de estupros e assassinatos que duraram seis semanas. O governo Chinês estima que 300 mil pessoas entre soldados desarmados e civis, foram mortos.
O número de mortos no massacre não pode ser estimado com precisão porque a maioria dos registros militares japoneses sobre os assassinatos foram deliberadamente destruídos ou mantidos em segredo logo após a rendição do Japão, em 1945.
A estimativa é que esse número esteja entre 200 mil os 300 mil afirmados pelo governo chinês.
Não importa se pessoas morrem em virtude de uma explosão nuclear, por tiro de fuzil ou trucidada por uma espada samurai.
É muito mais provável que os soldados japoneses tenham sentido prazer nos seus atos do que os pilotos dos aviões que lançaram as bombas sobre Hiroshima e Nagasaki.
O número de mortos no Massacre de Nanquim é aproximadamente o mesmo das duas cidades japonesas ou pode ter sido até maior.
Não se trata de justificar assassinatos, o que não podemos tolerar é a atitude de se graduar a violência de acordo com o ponto de vista ideológico, ou seja, se foi provocada por um país A é mais violenta do que se foi pelo país B.
Isso se chama hipocrisia e é nítida tentativa de manipulação de opiniões.