"O corpo pode curar-se como resultado do verdadeiro perdão." - Um Curso em milagres - UCEM

"O corpo pode curar-se como resultado do verdadeiro perdão." - Um Curso em milagres - UCEM

Segundo UCEM, há duas maneiras de curar o corpo, saindo da doença para saúde. Essas duas maneiras são a cura verdadeira e a cura falsa.

A cura verdadeira se conquista por meio da prática do perdão verdadeiro, quando abrimos mão de julgar e de acreditar no pecado, na culpa e na separação.

Para essa cura, pode-se fazer uso de “ajudantes”, irmão curadores que compreendem que o outro é exatamente igual a ele mesmo.

Esse irmão Curador simplesmente reconhece a sua unicidade com aquele que pede ajuda e se une em mente com ele, eliminando a sensação de separação que era o que causava a doença.

Já em relação a cura falsa, que não mexe na causa e traz saúde na maioria das vezes temporárias, pois não muda a mentalidade daquele que pede ajuda, ela pode ocorrer de duas maneiras:

1) “Por uma forma de oração baixa, combinada com um perdão bem intencionado, mas ainda não compreendido completamente.”

2) por meio de um mestre ou doutor, que cremos ser diferente de nós, que sabe mais e que nos oferece alguma atividade ou remédio.

Vejamos agora esse assunto de forma mais detalhada trazendo citações do livro sobretudo a parte do livro intitulado SUPLEMENTO – Canção da oração – Tema: Cura.

A contrapartida da ilusão da doença é a ilusão da saúde, ambas pertencentes a ideia ilusória de corpo.

O corpo é uma ilusão, cuja causa e fonte é a crença na separação e na culpa.

“A causa do corpo é não se ter perdoado ao Filho do Deus.”

A doença é uma ilusão, cuja causa e fonte é a crença no pecado e no julgamento condenatório que é incapaz de perdoar.

“A doença é a prova externa dos “pecados” internos e dá testemunho de pensamentos rancorosos, incapazes de perdoar, e que ferem e magoam o Filho de Deus.”

“A doença é um sinal de que um irmão julgou outro irmão e que o Filho de Deus se julgou a si mesmo, pois ele amaldiçoou o seu corpo como sua prisão.”

"a doença é o testemunho da sua culpa."

"Toda doença vem da separação. Quando a separação é negada, ela se vai."

"Quando o ego te tenta para que fiques doente, não peças ao Espírito Santo para curar o corpo, pois isso seria apenas aceitar a crença do ego segundo a qual o corpo é o objetivo adequado para a cura.

Pede, em vez disso, que o Espírito Santo te ensine a percepção certa do corpo( ele é neutro, um meio de comunicação para o amor), pois só a percepção pode ser distorcida. Só a percepção pode estar doente, pois só a percepção pode estar errada(ver o corpo como uma prisão, como minha identidade)."

O corpo doente pode se tornar saudável de duas forma: pela cura verdadeira ou pela cura falsa.

A cura verdadeira é aquela que se cura a causa, que é a mente que se vê separada, culpada e pecadora. Com a cura verdadeira, se alcança a paz perfeita em relação a todos os campos da vida e não há recaídas nem novas doenças.

“A cura ocorrerá porque a sua causa desapareceu. E, agora, ao não ter causa, não poderá voltar a apresentar-se sob outra forma. “

A cura verdadeira se dá da seguinte forma:

“ O corpo pode ser curado como um efeito do verdadeiro perdão”

“perdoas, oras e estás curado”

"A mente sem culpa não pode sofrer. Sendo sã, a mente cura o corpo porque ela foi curada.'

Em relação aos irmãos curadores, o Curso nos diz:

“Existe um papel na cura que alguém possa desempenhar para oferecer ajuda a um outro?”

“Há um lugar para ajudantes. Tu apenas reconheces a tua unicidade com aquele que pede ajuda, pois nessa unicidade se elimina a sensação de separação que era o que o punha doente.”

“A cura é o efeito de mentes que se unem, assim como a doença vem de mentes que se separam.”

" a cura é a mudança mental que o Espírito Santo na mente do paciente está buscando para ele. E é o Espírito Santo na mente do doador Que lhe dá a dádiva."

Cura teus irmãos simplesmente aceitando Deus por eles. As vossas mentes não são separadas e Deus tem apenas um canal para a cura, porque Ele tem apenas um Filho(toda a humanidade)."

Quem são os ajudantes? Os verdadeiros curadores curados?

“Filhos de Deus que reconhecem a sua Fonte e entendem que tudo o que a sua Fonte cria é um com eles.”

“alguém que compreende que o outro é exatamente igual a ele mesmo.”

Outra forma de se obter a saúde é pela cura falsa, que é qualquer cura que não visa a causa ( mente julgadora).

“a falsa cura pode eliminar certas formas de dor e de doença. Mas a causa continua viva e, por isso, não deixará de produzir efeitos.”

“A falsa cura baseia-se na cura do corpo, deixando a causa da enfermidade ainda sem qualquer mudança, pronta para atacar outra vez até trazer uma morte cruel.”

“ a cura falsa cura o corpo em parte, mas nunca como um todo, ... pois não removeu a praga do pecado que se encontra nele.”

Na saúde obtida pela cura falsa há sempre uma ideia de existência de um poder concedido a alguém e que não foi igualmente concedido a outros. Há sempre uma pessoa que se vê diferente, especial, que não se vê como igual e una, mas pensa possuir algo mais do que aquele que clama pela saúde.

Tais curas falsas pode ser obtida da seguinte forma:

1) “Por uma forma de oração baixa, combinada com um perdão bem intencionado, mas ainda não compreendido completamente.”

2) Alguém sabe mais, foi mais treinado, ou talvez seja mais talentoso e sábio. Assim, sendo pode propiciar a cura de alguém que está abaixo dele e merece a sua condescendência. A esse mais sábio um outro vai se consultar para tirar proveito do seu aprendizado e maestria, para encontrar nele remédio para dor.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 11/10/2024
Reeditado em 11/10/2024
Código do texto: T8171336
Classificação de conteúdo: seguro