COMO E PORQUE DOGMAS SÃO RUINS PARA TODA A ESPÉCIE HUMANA
DEFINIÇÃO DE DOGMA
Dogma é uma ideia criada e tida como verdade absoluta inquestionável mesmo que não haja evidência alguma para suportá-la. É uma crença enviesada por alguma ideologia, ou tradição, ou emoção, ou raciocínio circular não questionado. Um dogma não se permite questionar, quem tem um dogma sempre sofre para quebrá-lo e questioná-lo. A reação ao tentar questionar um dogma é sempre defensiva e ofensiva no começo, se o dogma for quebrado com sucesso a reação a isso pode ser a confusão ou a negação da conclusão. Dogmas sempre são prejudiciais ao entendimento do mundo. Sempre são danosos para a humanidade, mesmo que pareça beneficiar certo grupo de humanos, prejudica e muito outros. O que a maioria não percebe sobre os dogmas, é que eles sempre são conclusões precipitadas de alguma coisa. Geralmente porque pensou pouco ao aceitá-lo como verdade. Existem dogmas de vários tipos, de várias fontes.
São por dogmas que a humanidade sofre e faz guerras. Dogmas criam tabus indiscutíveis porquê não tem argumentos para sustentar as ideias que cria o dogma.
DOGMAS RELIGIOSOS
Este tipo de dogma é o mais prejudicial para a humanidade, pois envolve tradicionalismo e sempre há um dizer de punição para quem questionar e quebrar dogmas religiosos, essa punição é a demonização de tudo que difere do dogma crido. Por exemplo temos os dogmas de religiões abraâmicas, como o cristianismo por exemplo, o dogma de que a bíblia está sempre certa, é uma grande ilusão perigosa, já que a bíblia é um livro cheio de atrocidades em nome da fé, a própria ideia de fé mesmo sem contextos empíricos é um dogma, o dogma do sacrifício de um avatar como Jesus, ou como no Islão com o alcorão ou com os judeus com o torá, que se colocam para seus fiéis como verdades Inquestionáveis, e as divergências entre os dogmas religiosas são fermentos para guerras cruéis, pois mesmo se a religião prega uma suposta paz, a guerra é a resposta ao desafiar tais dogmas, como envolve mais tradicionalismo que empirismo se torna um dogma perigoso que atrasa a humanidade.
São mentiras ditas tantas vezes que se torna muito difícil de questionar para quem é um fundamentalista religioso, o fanatismo e o fundamentalismo religioso, na base da insistência cega cria muitos males para a humanidade, apenas para manter seus dogmas apodrecidos e ilusórios. A ideia que cristo foi um sacrifício pra salvar a humanidade gerou inquisidores, destruidores de outras culturas que não tinham o mesmo dogma, gerou cruzadas em guerras contra outros fundamentalistas, gerou ignorâncias atrapalhando os avanços cientificos e impedindo discussões de fatos que levam longe do dogma religioso, a religião por interesses diversos e fundamentalismo sempre responde com violência a tudo que contradiz seus dogmas. O dogma de que o ser humano é um ser especial em comparação a outros seres vivos, supostamente criado a imagem e semelhança de um deus criador gera arrogância e desprezo pela natureza, o ser humano bêbado desse dogma comete atrocidades achando que está fazendo um trabalho divino. Livros religiosos sempre são confusos de propósito, pra incentivar uma espécie de paranoia ao crente. Posso ficar aqui citando inúmeros exemplos de nocividade dos dogmas religiosos, que sinceramente são os dogmas mais perigosos da humanidade pois por eles os fundamentalistas são capazes de matar, torturar, causar sofrer e até mesmo se suicidar. A religião causou muito mais males do que bem, e a raiz de todo o problema religioso são os seus dogmas que impedem de serem questionados. A demonizaçâo de quem pensa e acredita em coisas diferentes gera preconceitos, racismos e problemas sociais diversos. Eles se defendem com violência quando colocados em cheque, mas querem que todos os aceitem suas pregações falaciosas em nome dos dogmas da fé.
DOGMAS CIENTÍFICOS
A ciência é a melhor maneira de entendermos o mundo ao nosso redor, mesmo que ela esteja em constante mudança, a ciência diferentemente da religião é extremamente necessária para a humanidade. Mesmo que seus métodos mudem, mesmo que evidências novas contradigam teorias pré estabelecidas, ainda sim ela possui muitos poucos dogmas, pois é natureza do método científico seguir as evidências e testar as hipóteses várias vezes para confirmar a teoria criada em cima das evidências, isso por si só elimina muitos dogmas ou possibilidades de criar dogmas. Mas, ainda sim cientistas criam seus próprios dogmas. As leis da física funciona em todos os lugares, mas quando evidências surgem que quebram essas leis, os cientistas se propõe a negá-las , ou seja, nesse momento a ciência nega seu próprio método pelo já pré-estabelecido conhecimento científico das leis da física. A lei da inércia por exemplo afeta a todos, e realmente é verificável e repetível e não é um dogma, mas é fato. O dogma é que se encontrar a evidência de algo que gere uma antigravidade e quebre a lei da inércia quando este algo atinge uma velocidade supersônica, os cientistas geralmente precisará de muitas evidências para realmente dizer que a lei da inércia pode ser quebrada em certas situações. Mesmo assim dogmas cientificos são fracos, diferentemente dos dogmas religiosos, não se sustentam por muito tempo e não são muito nocivos, lembrando que há uma diferença enorme de um dogma para um fato científico que foi comprovado inúmeras vezes, o dogma científico é quando o fato científico acha uma exceção de sua teoria, que os cientistas modernos ficam confusos e tende a ignorar a exceção como um erro, ao invés de considerar que mesmo que o fato científico é conhecido e validado ainda pode ser questionado em certas condições empíricas. E ainda também tem a influência dos dogmas religiosos nos cientistas que é uma contradição do cientista e não da ciência. Os dogmas científicos surgem da teimosia dos cientistas quando surgem evidências extraordinárias que alguns cientistas teimam em ignorar, podemos dizer que a ciência não possui dogmas pois a própria natureza da ciência é quebrá-los, porém os cientistas possuem seus dogmas pessoais e que as vezes atrapalham o estudo de novas evidências em qualquer situação. Porém ainda sim a ciência é um método sólido e muito mais viável que a religião para evoluir o conhecimento humano. A ciência deve sempre evoluir e como Carl Sagan disse, alegações extraordinárias requerem evidências extraordinárias mas é preciso estar em busca e ciente caso uma evidência extraordinária surja. E nunca transformar em dogma o conhecimento pois tudo deve estar aberto a discussões e a questionamentos quando esses questionamentos são realmente sensatos. Viva a ciência por não haver dogmas indiscutíveis nela.
Existem dogmas de vários outros tipos, como dogmas políticos e sociais, dogmas tradicionais e familiares, dogmas regionais, entre outros.
Dogmas devem e precisam ser questionados e quebrados …