Parafraseando: A Receita
Ingredientes:
- Um punhado de silêncio, colhido ao amanhecer.
- Duas colheres generosas de aceitação, bem cheias.
- Três pitadas de gratidão, das mais sinceras.
- Um ramo de simplicidade, fresco, como o vento.
- Uma xícara de paciência, lentamente aquecida.
- Um fio de amor próprio, puro e suave.
Modo de preparo:
Comece pelo silêncio. Aqueça-o no fundo da alma, até que se espalhe suavemente pelo corpo. Deixe repousar até que o coração encontre o ritmo sereno do bater das horas.
Em seguida, misture a aceitação. Não tenha pressa, pois essa é a parte mais delicada. Envolva-a com carinho em cada pensamento, até que tudo ao seu redor comece a se transformar em parte de um todo harmonioso.
Adicione a gratidão, uma pitada de cada vez. Deixe que ela se dissolva lentamente, até que cada detalhe, por mais simples que seja, ganhe um brilho especial. Perceba o sabor doce que começa a se formar.
Agora, incorpore a simplicidade. Retire o excesso de preocupações e complicações desnecessárias. Desfolhe os medos, as dúvidas, e deixe apenas o essencial. Quanto mais puro, mais leve será o resultado.
Enquanto tudo se mescla, despeje lentamente a paciência. Deixe que ela cozinhe em fogo brando, pois a paz interior requer tempo. Não apresse o processo; ela virá, devagar, como quem se aproxima de um velho amigo.
Por fim, regue com um fio de amor próprio. Não exagere nem economize, apenas a quantidade certa, para que tudo ganhe o equilíbrio desejado. Sinta o calor que brota do seu interior, a calma que floresce a cada momento.
Sirva em doses diárias. Aprecie lentamente. E sempre que o caos quiser invadir, repita a receita, até que a paz se torne o prato principal da sua vida.