Não Jogue Lixo, Jogue Sementes

“Só devia ser primavera

Nas esquinas pelos quintais

Replantando em velhos canteiros

Novas flores que ninguém viu

Só porque um vento chamado paixão

Nos prometeu ainda ser furacão

Derrubar, construir e

Decifrar segredos da terra

Sem descanso, sem despertar

Como a ave que faz um ninho

Bem na mão de seu caçador

Só porque existem mais coisas no ar

Que o coração jamais sonharia ter

Sem parar de doer

Criar um homem tão diferente

Que ninguém reconhecerá

Só porque qualquer primavera

Pode ser promessa demais

Bem além do fogo que vai nos queimar

Irão brilhar as luas de Júpiter

E o Sol tropical

Poder dançar nos olhos da fera

No seu colo sonhar”

(Letra da música “Só Primavera", composição de Beto Guedes e Márcio Borges, na voz de Beto Guedes)

 

Não jogue lixo, jogue sementes de flores, frutas, frondosas árvores, belos ipês, arbustos, samambaias, plantas rasteiras…

Não jogue lixo, jogue sementes de amor à natureza, conservação do meio ambiente, consciência ambiental…

Não jogue lixo, jogue sementes de amor, amizade, gentileza, simpatia, cooperação, compaixão, educação, sensibilidade…

Não jogue lixo, jogue sementes de verdade, bom senso, caráter, honestidade, noção, sinceridade, fraternidade…

Não jogue lixo, jogue sementes de solidariedade, companheirismo, bondade, caridade, cortesia, consciência social, empatia…

Não jogue lixo, jogue sementes de alegria, vida, beleza, esperança, confiança, paz, humanidade…

Renascer, se refazer feito a primavera e criar um homem tão diferente que todos se reconheçam como seres racionais e emocionais.

 

(Titulo inspirado numa placa colocada na entrada de um parque estadual de Minas Gerais. Mesmo com um pedido tão lindo encontra-se lá muito lixo deixado pelo homem, dito racional.)

 

Nádia Gonçalves
Enviado por Nádia Gonçalves em 03/10/2024
Reeditado em 12/10/2024
Código do texto: T8165810
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.