Exercite seus neurônios

Para homenagear o Dia Internacional do Idoso de ontem, 01/10/2024, elaborei este texto por lembrar-me de um artigo que li outro dia, muito interessante, ao alertar que todo idoso, além de manter-se fisicamente bem, praticando comer só alimentos saudáveis, não beber bebida com teor alcoólico (nem moderadamente, isso é propaganda enganosa dos lobbies da bebida), não fumar, caminhar regularmente, também deve manter sua mente saudável. Como? Tentar resolver "quizzes" (questões pegadinha), como os dois que coloco no PS após o final deste texto. Não é necessário acertar, nem todos conseguem. O importante é fazer os neurônios trabalharem, se "exercitarem".

Segundo um amigo me falou, ele tem um aplicativo onde há esses exercícios e ele está sempre praticando. Muito boas também são as palavras cruzadas, que podem ser praticadas em qualquer lugar, numa fila, por exemplo. Também é salutar para a mente o idoso praticar uma coisa nova que nunca fez antes, como aprender uma língua diferente ou qualquer atividade que sempre admirou, mas nunca teve a oportunidade de praticar.

Mas o que mais me chamou a atenção particularmente foi o artigo falar sobre a importância também da leitura e da escrita, porque é o que eu tenho praticado regularmente (estou na iminência de lançar um livro há muito tempo planejado com diligência e denodo). Mas você não precisa ser escritor ou intelectual formado na academia. Leia um bom romance (são divertidos) e escreva um diário. No WhatsApp, prefira escrever e capriche no português.

Assim praticando, o idoso evita aquelas doenças desagradáveis que angustiam seus parentes e amigos, como a demência e o mal de Alzheimer (assista ao filme "Meu Pai", que mostra bem todo o sofrimento que provocam no paciente e nos seus parentes).

PS: Seguem dois "quizzes" para você praticar, lembrando que a resposta nunca é a mais óbvia.

1. No quintal de uma casa estão 9 galinhas. Dois ladrões entram e levam 2 galinhas cada um. Quantas galinhas ficaram no quintal?

1) 5 galinhas

2) 13 galinhas

3) 4 galinhas

4) nenhuma galinha

2. Uma pata saiu do Brasil e foi para a Argentina, onde ela botou um ovo. A qual país pertence o ovo?

1) Argentina

2) Brasil

3) Nenhum dos dois

Coloque suas respostas na área de comentários. Darei as respostas corretas após o primeiro comentário.

Paulo Tadao Nagata
Enviado por Paulo Tadao Nagata em 02/10/2024
Reeditado em 09/10/2024
Código do texto: T8165047
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.