Ateísmo não é religião nem superstição

Se você crê em Deus, você tem todo o direito de propagar a sua fé, falar de sua religião – caso você tenha uma – e também de achar que quem é ateu ou agnóstico está errado por não acreditar ou duvidar da existência de divindades. O que você não deveria era ter ideias erradas acerca do ateísmo ou agnosticismo e usar espaços como o Recanto das Letras para divulgar ideias totalmente desprovidas de lógica e que não resistem à menor reflexão.

Neste texto, vamos falar sobre algumas ideias erradas sobre o ateísmo, porque quem é ateu sofre todo tipo de preconceito. Diz-se do ateu que é um revoltado com Deus, ou então que não tem freios morais, desconhece a palavra de Deus, etc. Mas um preconceito realmente absurdo é o de dizer que os ateus são supersticiosos. Por que isso não faz sentido? Vamos pensar um pouco. O que é ateísmo? É não crer em deuses. Já superstição é uma crença baseada em uma ideia sem nenhuma lógica ou prova incontestável. Há alguma prova de que gato preto dá azar ou de que o número treze traz má sorte? Não. Porém, muita gente acredita, mesmo que faça tanto sentido quanto o Papai Noel, Coelho da Páscoa ou duendes. O ateu não é supersticioso. Ele não crê por falta de provas ou por não ver lógica em um sistema de crenças e isso nada tem a ver com superstição. Ateus costumam analisar muito as coisas em vez de começar a acreditar nelas cegamente. Então, por favor, não chamem o ateu de supersticioso.

Muitos ateus foram religiosos e vêm de famílias religiosas e se tornaram ateus após ler os livros sagrados, contestar dogmas e contrapor a realidade ao que é afirmado pelas religiões, constatando que o que as religiões dizem não faz sentido. Por que se está dizendo isto? Porque muitos afirmam, erroneamente, que o ateísmo é uma religião e tem dogmas. Alguém já viu uma igreja dos ateus, assim como há a Igreja Católica, templos evangélicos, sinagogas, mesquitas e terreiros de umbanda? Ademais, os ateus não baseiam seu ateísmo em dogmas, mas em racionalização e contestação. Dogma é um preceito religioso ou filosófico tido como uma verdade absoluta e que não admite contestação. Um bom exemplo de dogma é o da virgindade de Maria, que muitos têm como uma verdade incontestável, embora não haja provas.

Por que é errado chamar o ateísmo de religião? Vejamos bem. Toda religião tem noções do que seja sagrado, normas de conduta, leis, livros, rituais e divindades. O ateísmo não tem nada disso e não se prende a rituais ou normas. É uma questão de foro íntimo. Muitas vezes, a pessoa se torna ateia depois de muitas dúvidas e ponderações e esse é um caminho difícil e frequentemente solitário. Lembremos que o Brasil é um país de maioria religiosa e muitos ateus tiveram educação religiosa e foram “educados” para aceitar ideias religiosas sem contestar.

Para finalizar, chega de dizer que o ateísmo é anticientífico. Lembremos que muitos ateus são cientistas renomados e pessoas altamente inteligentes. O que dizer de Stephen Hawking, Bill Gates, Steve Jobs, Carl Sagan e tantos outros? Talvez digam que o fato de haver cientistas ateus não torna o ateísmo científico, porém podemos lembrar que o fato de haver cientistas religiosos não torna nenhuma religião científica. E até agora não houve comprovação científica de algum fato afirmado em qualquer livro religioso e nenhum historiador comprovou o que é afirmado na Bíblia ou no Alcorão, por exemplo. Podemos dizer também que o criacionismo, que tantos defendem, não tem base científica. Assim sendo, vamos parar de divulgar ideias erradas sobre os ateus.