RESPOSTA

Assim que somos gerados, incoscientemente somos receptores das reações químicas, emocionais de nossas mães, sejam elas positivas ou negativas, é inerente a gestação. Há mamães que escolhem outro estilo de vida para transmitir tais reações e emoções da maneira mais positiva possível. O bebê não tem a capacidade de interpretar o mundo ao redor dele, muito menos avaliar o pressuposto comportamental da mamãe.

Podemos dizer que quando este bebe cresce e exprime suas questões existenciais, questiona o mundo ao redor em busca de respostas, geralmente é para buscar respostas daquilo que o inquieta. Ao longo da história, principalmente da filosofia, a busca de respostas visava um horizonte agradável. Existem inúmeros contexto onde o ser pode perguntar: “por que fulano morreu assim ?” ou “como dobrar meus rendimentos? São perguntas antagônicas e consequentemente terão respostas da mesma forma, porém tentando enxergar um novo horizonte. Se existe a possibilidade de questionar algo, ou alguma situação, significa que fomos provocados de alguma forma.

De onde vem a origem de nossas questões ? Como elas são influenciadas? Por que eu questiono?

É impressionante como a vida humana caminha entre um precipício e um céu azul com um lindo arco íris. Quais respostas extrair deste imenso contraste entre: alegria e tristeza; dor e alívio; vida e morte ?

Fato é que, não podemos encarar como um bebe isso, não podemos ser consumidos de respostas que não nos fazem visar um novo horizonte.

Como obter respostas quando se perde uma pessoa querida ? Normalmente não sabemos como lidar com isso, pois, vivemos uma falsa sensação de que nada do que acontece com outras pessoas, poderá acontecer conosco, mas isso se configura em fugir da realidade exposta.

Uma proposta para começar a elaborar uma boa resposta seria olhar ao redor os cacos os quais restaram de você, entender que isso é real e não tem como fugir. Entender também que você verá um novo horizonte, mesmo com a visão ofuscada das lágrimas. Em cada caco recolhido, colado e cuidado, você terá as respostas que precisa, no entanto as respostas as quais não esperamos, como uma criança que pede doce para a mãe antes do jantar e ela diz - “não !” pode ser a melhor para um recomeço.

Caro leitor, eu deixei de ser um bebe, quando não tinha mais aquela pessoa importante ao meu lado, eu juntei meus cacos, chorei, enxergava de forma ofuscada, obtive respostas às quais eu jamais questionei para obtê-las, mas as tive e enxergo um novo horizonte. Eu creio que um dia a resposta para a pergunta “por que fulano morreu?”, será vivenciada pelo resultado da graça de um Deus, atemporal, todo poderoso, amoroso e que logo voltará. Ele nos dá esperança de um dia rever quem amamos.

Romanos 5:20: “...mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça.”