INTERAÇÕES
Alguém já disse e eu concordo plenamente que “envelhecer é fazer um pacto com a solidão”.
Ainda que estejamos cercados por parentes, amigos ou estranhos, na maior parte do tempo estamos sós, afinal somos a nossa melhor companhia, vivemos o tempo todo juntos e nos conhecemos nos mais íntimos detalhes, sabemos das nossas carências, das fraquezas e acima de tudo do que não gostamos.
Mas a nossa Espécie se caracteriza pela sociabilidade, tanto que há quem defina que nós somos “seres sociais”, gregários, interdependentes, principalmente, carentes de aceitação e de reconhecimento.
Eu penso que viver no limbo dos eremitérios denota distúrbio na frequência cerebral dos seus adeptos.
Há dias em que a solidão maltrata, mas há outros em que é muito benéfica e o silêncio, seu companheiro mais constante, nos dá a oportunidade de divagar, de construir castelos, quando os livros são desinteressantes e as demais publicações estão vazias de significado ou quaisquer outras atividades perderam o atrativo. Então restam-nos as redes sociais.
Distração barata, sem compromissos ou responsabilidades e fonte inesgotável de tiradas humorísticas.
Desde que você tenha paciência para “navegar” e se você assim o entender, ele se torna o magnífico campo experimental do comportamento, para analisar e tentar entender a sociedade que nos cerca.
Um desses lugares chama-se BANCA DO GIBI (GIBIZEIROS) e regularmente publica a “tirinha” #CalvinEHaroldo criado por alguém de lá dos Estados Unidos, com hábitos e ambientações daquele povo.
O menino é um pestinha, astuto, preguiçoso, relaxado, inventivo... faz tudo aquilo que, em algum tempo de nossas vidas, gostaríamos de ter feito, mas nos faltaram a oportunidade e, principalmente, a coragem.
Mas o que mais chama a minha atenção, são os comentários que as pessoas fazem abaixo de cada uma dessas publicações. Referem-se ao desenho como se fossem pessoas reais; dão conselhos, advertem para os males daqueles comportamentos heterodoxos...
Num desses comentários a pessoa confessou que nunca tinha notado que Haroldo é o tigre de pelúcia que participa ativamente das aventuras de Calvin, a criança desenho com cinco anos de idade que adquire vida na solidão e carência afetiva de quem o vê....