Refutando argumentos fajutos de crentes
Muitos foram os argumentos que ouvi no tempo em que era evangélica e mesmo naquele tempo eu ficava com dúvidas em relação a eles, pois alguns me pareciam um tanto ilógicos e outros me passavam a impressão de que Deus só podia ser cruel e insensível. Esta é uma afirmação que pode deixar muitos religiosos e pessoas que creem em Deus descontentes e por isso vamos deixar claro que não se está contestando a existência de Deus. Este artigo pretende apenas refutar argumentos que hoje vejo que eram totalmente fajutos e não tinham a menor consistência, visto que não resistem ao menor raciocínio lógico. Acrescento que foi muito difícil me libertar da redoma em que esses argumentos me colocaram e que tudo o que espero é que minha experiência possa ajudar outras pessoas para que não sofram o que eu sofri.
Assim sendo, vamos refutar muitos desses argumentos nos baseando em experiências reais. Para proteger a privacidade das pessoas envolvidas, vão ser usados nomes fictícios. E que quem ler o artigo que tire suas próprias conclusões:
1-Tudo é no tempo de Deus. Uma moça chamada Amanda ouviu muito esse argumento quando estudava para concursos públicos. A mãe dizia que no tempo certo Deus a faria passar. Acontece que o tempo foi passando e, como ela não passava, mesmo se esforçando, ela começou a se angustiar. A mãe sempre dizia para que ela tivesse paciência dizendo que “o tempo de Deus não é o nosso” e “tudo é no tempo que Deus determina”, inclusive aconselhando a filha a não ir atrás de emprego e continuar apenas estudando e esperando o “tempo certo de Deus agir.” Amanda disse que chegou a se perguntar por que Deus a estava fazendo sofrer daquela forma e que não queria passar a juventude inteira apenas estudando, mas a mãe e outras pessoas diziam que ela tinha que entender que tudo é no “tempo de Deus.” Pensemos bem nesse argumento. Se realmente Deus tem um tempo certo para tudo, então temos que admitir que Ele faz acepção de pessoas, pois socorre logo a umas e se demora em atender a outras por motivos que só Ele entende. Uma outra coisa é que o argumento do “tempo de Deus” só nos leva a concluir que não existe o tal do livre arbítrio, porque significa que Deus fica manipulando todas as circunstâncias de tempo e espaço e também as pessoas para que as coisas ocorram no tempo que Ele quer. Assim, digamos que Ele determina que Joana encontrará o amor da sua vida aos vinte e cinco anos e Margarida, aos quarenta e cinco. Ou então que Ele ache que Fulano deve passar logo num concurso mas que Sicrano deve demorar mais tempo. Dessa forma, para que tal aconteça, Deus irá mexer com as nossas vidas para que tudo aconteça no tempo que determinou. Como podemos ter livre arbítrio se Ele já determinou de antemão quando as coisas acontecerão na nossa vida? Imaginemos nós nascendo e Deus dizendo quando casaremos, teremos um emprego ou realizaremos um determinado sonho. Analisando bem tal ideia, ela é altamente bizarra, principalmente quando pensamos em pessoas que passam mais de trinta ou até quarenta anos na cadeia pagando por crimes que não cometeram.
2- Ore e peça a Deus que lhe mande a pessoa certa. Quem ouvia essa frase era uma pessoa cuja mãe ficava “cheia de dedos” sempre que ela se interessava por alguém. Tanto a mãe quanto outras pessoas da família e da igreja diziam que ela devia esperar que Deus mandasse a pessoa certa. Essa pessoa chegou a dizer que Deus não faria a pessoa certa cair do céu e hoje, analisando esse conselho que deram a ela, vemos que foi um conselho tolo e irreal. Ou a mãe acreditava piamente que Deus faria alguém aparecer do nada ou não queria que a filha casasse, pois chegou a dizer que Deus a queria solteira para que não sofresse nas mãos de um mau marido. Engraçado, não é? Com tanta mulher sofrendo por aí apanhando do marido, Deus acharia essa moça tão especial para poupá-la assim? E depois, onde está o livre arbítrio da pessoa? Aliás, se existe isso de pessoa certa para nós, então tudo que podemos concluir é que não temos livre arbítrio, já que deus já determinou de antemão quem é a pessoa ideal para nós.
3-Nós temos nossos planos mas Deus tem outra missão para nós. Disseram isso a uma pessoa que não havia conseguido casar e ter filhos. Esse é outro argumento fajuto e sem consistência. E o livre arbítrio da pessoa? E aí cabe uma outra pergunta: se Deus não interfere quando um maluco entra atirando numa escola ou um pedófilo abusa de uma criança, por que cargas d’água vai interferir na vida íntima de uma pessoa dessa forma, impedindo-a de casar? Por sinal, essa mesma pessoa, quando a mãe a ouvia dizer que queria ir embora de casa, respondia que o que ela queria podia não ser a “vontade de Deus.” Se Deus tem uma vontade sobre nossas vidas, onde temos então o livre arbítrio de tomar nossas decisões? Vendo um Deus que não impede alguém de se tornar criminoso mas interfere na vida de uma pessoa para que ela não saia da casa dos pais só poderemos chegar à conclusão que Ele só liga para futilidades.
4-Deus tem grandes planos para sua vida. Creio eu que esse é um argumento raso e sem fundamento. Não dá para o livre arbítrio conviver com um suposto plano que Deus tenha para nossas vidas porque os dois conceitos, em si, são contraditórios. Ou Deus tem planos para nossas vidas ou somos livres para tomar nossas decisões, sejam elas certas ou erradas e, se forem erradas, que arquemos um dia com as consequências.
Por último, deveríamos desconfiar de pessoas que vêm tentar nos convencer principalmente dizendo que tiveram revelações a nosso respeito. Se há hoje algo que me deixa com um pé atrás em relação a esses evangélicos é o fato desses pastores e tantos influenciadores digitais cristãos dizerem que receberam revelações. Cheguei à conclusão que Deus, com certeza, não dá esse dom da revelação assim de forma indiscriminada. Claro que se eu for falar dessas revelações de araque isso vai encompridar demais este texto. Tudo que posso dizer é que minha intenção não foi dizer que Deus não existe, apenas provar que muitas pessoas que falam como se soubessem a vontade Dele não merecem crédito. Uma boa prova é o fato de que disseram que eu seria missionária. E vejam hoje onde eu estou. Assim, aprendi a não me deixar mais levar por pessoas que dizem querer me mostrar a verdade e a não ter medo de questionar, pois muitas foram as vezes em que, quando eu questionava, disseram-me para orar e deixar de ter dúvidas.