Mentiras
Mentiras
Agora a pouco apertaram o interfone aqui de casa, não foi um aperto comum, foi daqueles que dá a impressão de pressa, desespero. Por um momento achei que eram as crianças da rua. Atendi e uma voz de mulher disse:
--- Estamos fazendo um relatório sobre a qualidade da água. Posso falar com a senhora dois minutinhos.
Respondi:
Sim. Na minha cabeça pensando, “deve ser o pessoal do DAAE (Depto.de Água e Esgoto de Rio Claro).”
Ao chegar no portão me deparei com uma mulher toda uniformizada de blusa branca e crachá, falei:
--Pois não...
Daí ela disse: Estamos passando para falar sobre a qualidade da água e sobre purificadores de água, que podem melhorar muito a sua vida. Ele ajuda na contenção da pressão alta e da diabetes.
Primeiro fiquei irritada por ela mentir sobre o assunto. Segundo, só não ri na cara dela, porque sou educada, imagine água de purificador baixando pressão e diabetes? De onde ela tirou essa informação absurda? Então, apenas disse que não estava interessada. Ela continuou insistindo dizendo que poderia deixar um, aqui em casa, e eu só começaria a pagar daqui a dois meses. Deixei claro para ela que não queria mesmo assim e ela foi embora.
Depois fiquei pensando, como posso confiar que o produto dela é bom se ela mente tão descaradamente? O que levou e está levando pessoas a mentirem por coisas tão banais? De alguns anos para cá, e não me refiro só na política, mas em tudo. Pessoas fazendo áudios, vídeos, conferências, palestras, escrevendo livros tudo baseado na mentira. Notícias na internet principalmente. Parece que o mundo tomou gosto pela mentira. Quando anunciam que uma pessoa conhecida, está doente ou aprontou alguma coisa muito ruim, eles não colocam a foto dela na frente, a não ser que seja muito famoso, se for uma subcelebridade, eles colocam na frente a foto de uma pessoa famosa que trabalha ou trabalhou com essa pessoa. Até entendo, quem quer saber o que aconteceu com um ator desconhecido que participou num capítulo de uma novela da Globo? Isso não chama a atenção, mas daí eles colocam na frente o protagonista principal da novela e com dizeres vagos, do tipo: Ator de novela da Globo está com câncer. Todos correm lá para ver. Isso é horrível.
O que estou querendo dizer com essa ladainha toda, é que a mentira ficou tão popular que as pessoas a usam como se fosse verdade. Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade. Joseph Goebbels (ministro de propaganda na Alemanha Nazista). Com certeza ele espalhou as mentiras sobre o povo judeu de tal forma que convenceu o povo alemão de que eram verdades, assim quando os judeus foram enviados para a morte, poucos se importaram. Aqui no Brasil inventaram tantas mentiras a respeito do PT que o povo começou a acreditar e a ter medo de que eles voltassem ao poder. A mentira tem perna curta? Sim tem, tanto é que muitas pessoas já perceberam e voltaram atrás, mesmo assim muitas ainda estão sob o poder hipnotizador dos mentirosos. Tomara que nessas eleições só prevaleça a verdade.