Nem tudo é por interesse
Existem pessoas que não dão a mínima importância para os sentimentos dos outros. São indiferentes, apáticos. São aqueles que visam apenas seus próprios interesses individuais.
Essas mesmas pessoas não confiam que alguém possa os ajudar sem nenhum interesse oculto.
Estamos vivendo a cultura do individualismo narcisista. Não é o melhor cenário, e nem o melhor comportamento. Se isso fosse bom, não teriam tantas pessoas com pouca saúde mental.
O que observo é que, até quando alguém se dispõe a ajudar o outro, sofre com a desconfiança. Portanto é como se cada um esperasse o pior do outro, e por isso se assusta em ver alguém querendo ajudar ou apoiar de alguma forma.
Não poderiam ser apenas gratos?
Um paradoxo triste, se surpreender com a bondade de alguém, algo que deveria ser a regra, e infelizmente é exceção. Dessa forma, a atitude maldosa e com interesses escusos, é o que realmente se espera. Um absurdo sem fim, só de pensar nisso.
Insisto em não escrever em terceira pessoa, quebrando assim as regras de uma dissertação. Para o espanto de alguns, eu não sou imparcial nesse caso, visto que eu vivo nessa sociedade. Sofro as consequências e as desconfianças também.
A bondade deveria ser aceita e incentivada, já as atitudes erradas deveriam ser condenadas na sociedade, isso seria o certo.
Eu não acredito que tenha que se esperar uma recompensa por qualquer boa ação que realizar.
Acredito que a recompensa de fazer o bem é o próprio bem, em si mesmo.