NÃO PODEMOS VIVER DE BRAVATAS PSEUDO SOBERANAS

Diante da gravidade da ausência de Ferrovias em nosso sistema multimodal e ao excessivo consumo de pneus e tecnologias importadas e o custo Brasil desta atitude.

Digo ao Chefe de Estado do meu país e ao Congresso Nacional: De nada adiantará nos arvorar-mos ou exaltar com discursos duros, radicais e pseudo nacionalistas e até pseudo patrióticos, Se não construirmos uma alternativa de multimodais e transportes a altura de nosso tamanho territorial e capacidade produtiva na Indústria, na Agricultura, Pecuária, Turismo e Comércio.

Sem ferrovias eficientes, sem portos bem aparelhados e com capacidade de operar num Mundo de negócios globalizado e com um sistema de multimodais apequenado e que sobrecarrega o setor rodoviário nacional, seremos sempre eternos importadores de pneus dos grandes impérios econômicos do planeta, sobretudo do " grande país ," do Norte das Américas.

Óbvio que as rodovias são necessárias e até indispensáveis a nossa economia e infraestrutura, Mas sem um base de transporte que tenha no sistemas ferroviário e navegação a base do sistema multimodal, por razões óbvias, exemplificadas pelos EUA, Europa e até pela China, jamais deixaremos um perfil social e até economico, terceiro mundista.

Precisamos erguer nosso sistema ferroviário de cargas e passageiros integrando Norte - Sul, Leste a Oeste brasileiro e voltando a investir em ferrovias viáveis como a antiga NOB RFFSA, cujo passado nos remete aos nossos visionários antepassados que já visualizam a 100 anos atrás esse traçado que passa pelos grandes centros produtivos e consumidores do Brasil, Rio de Janeiro, São Paulo Capital e suas cidades portuárias mais importantes e também previam a integração com Bolívia, Paraguai com entradas ferroviárias por Corumbá e Ponta Porã MS e também o ramal de Ladário MS e essa excepcional saída para o Pacífico e integração com Chile, Argentina e até o Peru, deduzindo a distância para os países orientais e com maior competitividade para exportações e importações sul americanas e do além mar no Pacífico e Atlântico, ignorar essa Rota Ferroviária existente seria adiar cada vez mais o futuro promissor do Brasil, mantendo gerações a frente da nossa a espera de um futuro que nunca chegaria...

Precisamos de trens de cargas e grandes Ferrovias e também, servidas por trens de passageiros para elevar o nosso turismo ferroviário, cultural, ecológico, contemplativo e da terceira idade.

Faço um apelo aos governantes e congressistas do Brasil que olhem com carinho e amor por nossa pátria, nossas belezas e potenciais...Que entre outros ousem investir na Antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil... planejada para um futuro brilhante e promissor e sucateada e privatizada para ser destruída por maus brasileiros infelizmente...