Demência é social

A demência não é uma questão individual, mas social que sempre foi vista como uma condição perturbadora da sociedade, uma espécie “de caruncho” da vida social, por isso, deve ser supressa como fator de estrangulamento e perturbação. A “elite mandatária” não suporta conviver com a demência, mesmo sendo ela própria uma. A “sociedade sanitária” é aquela que convive sem a “presença patogênica da demência”, fruto do tecido da vida coletiva.

 

A singularidade da demência denota uma sociedade patologizada, fruto da sociedade, porque um indivíduo “demente sozinho”, não constitui uma debilidade social, mas muitos indivíduos débeis constituem um problema social muito grave.

 

Quem é demente? Donde vem à demência? A demência é uma questão de saúde pública ou de um crime social? A contradição é, justamente essa, quando se afirma que a demência não brota do seio social sozinha, então a demência não é uma questão individual, mas circunstancial e histórica, portanto, é social.

 

A demência tem uma genealogia como qualquer outra patologia. Agora o difícil é admitir que as pessoas possam ficar doentes coletivamente, não é preciso fazer muito esforço, basta mirar nos regimes de exceção da história.

 

A psicologia nos ensina que há um “inconsciente coletivo” buscando seu momento de realização. Esse “inconsciente coletivo” não é inerte. Ele produz a sua locomoção servindo-se, muitas vezes, de forças irracionais. A sua realização produz seu “primo gêmeo”, qual seja a “imbecilidade coletiva”.

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 10/09/2024
Código do texto: T8148228
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.