Na espera pelo que pode ser

Não faz muito tempo que conversamos por aqui sobre o que seria a vida. Na ocasião, trazendo algumas reflexões de Viktor Frankl, pudemos concluir que a vida é praticamente a oportunidade para algo, para que construamos algo, para que escrevamos a nossa história. Minhas leituras, no entanto, continuam. E hoje quero complementar aquela discussão com mais uma ideia na qual esbarrei recentemente e que, como daquela vez, também procura definir o que seria a vida, esse espaço entre o nascimento e a morte. É mais uma visão. Mais um pensamento. Pode não ser a grande verdade. Talvez nem exista isso de verdade única quando falamos sobre a vida. Mas com certeza é mais um ponto de vista que pode nos ajudar a pensar sobre a forma como temos vivido.

“A vida é a espera do que pode ser vivido” (Mia Couto)

Isso é muito interessante. E não necessariamente contradiz a ideia inicial de que a vida seria a oportunidade para algo. Pelo contrário. Acredito que possa ser um complemento. Porque, sendo a vida a espera do que pode ser vivido, precisamos estar atentos às oportunidades e possibilidades que temos no momento presente. Isso porque a vida não acontece em nossas elucubrações sobre o futuro, muito menos em nossos lamentos ou recordações acerca do passado. A vida é o que fazemos dela no momento chamado Agora. Isso quer dizer, então, que precisamos viver a partir do que nos está disponível, em outros palavras, precisamos viver a partir do que pode ser vivido.

O que acontece é que vamos precisar exercitar a paciência em certos momentos de nossa existência se quisermos ampliar as nossas possibilidades. Posso querer exercer a medicina, por exemplo, no entanto, terei que esperar a concretização do meu curso para que, então, tenha não apenas o direito de ser reconhecido como médico, como trabalhar com algo tão sagrado no ser humano: sua saúde. Mas enquanto espero há algo que posso fazer: estudar, preparar-me, viver a partir do que pode ser vivido no momento presente. Não adianta eu tentar concluir dez anos de uma formação em um ou dois. Preciso aguardar, pacientemente, a aquisição e construção de um conhecimento que me dará fundamentação para observar, investigar, diagnosticar, tratar.

Percebe como a vida pode ser essa espera pelo que pode ser vivido? Esse “pode ser vivido” precisa ficar gravado em nós. Porque às vezes tentamos viver a partir do impossível, a partir das fantasias, a partir de coisas que nossos braços ainda não podem alcançar seja porque estão distantes demais seja porque nem sequer existem. O que há em seu caminho hoje? O que faz parte de sua vida agora? Viva a partir do que tem. E aguarde pacientemente pelo que se construirá aos poucos em sua história. Esteja atento às oportunidades e possibilidades. E as aproveite quando lhe forem disponíveis. Porque a vida é a oportunidade para algo. E esse algo talvez demore um pouco para poder ser vivido!

(Texto de Amilton Júnior - @c.d.vida)