Sêneca e os ministros do STF

Sêneca em “Sobre a brevidade da vida escreveu” - “A percepção que temos das crianças, o sábio a tem de todos os homens, que, mesmo depois da juventude e da velhice, permanecem na infância. Acaso progrediram esses homens cujo espírito é enfermo e cujas deficiências aumentaram enormemente, os quais diferem das crianças somente pelo tamanho e pela forma do corpo, sendo de resto não menos volúveis e inseguros, com uma sede indistinta de prazeres, nervosos, inclusive pacatos não por [2] temperamento, mas por temor? Ninguém poderia dizer que entre eles e os meninos há diferença porque estes são ávidos por dadinhos ou nozes e por pequenas moedas, e aqueles, por ouro, prata e por mesas circulares; porque estes, entre si, fazem-se de magistrados e imitam a toga pretexta, os fasces e o tribunal, e aqueles praticam a sério as mesmas atividades no Campo de Marte, no foro ou na cúria; estes, na praia, com montes de areia constroem castelos, e aqueles, como se estivessem realizando algo importante, ocupados em erguer pedras, paredes e tetos, transformaram em risco abrigos criados para a proteção de nossos corpos.”.

Essa descrição se aplica bem aos integrantes da nossa “suprema corte” que na verdade deveria ser chamada de “ínfima corte”.

Mas, por que aqueles seres emplumados se dão ao luxo de serem tão inúteis com tanta importância aparente?

Infelizmente porque o Brasil é um país de pessoas simplórias que valorizam os títulos e cargos em vez da capacidade intelectual e técnica.

Thoma Hobbes tem um retrato dessas pessoas simplórias no livro Leviatã - “Além do mais, não é dos homens no poder que falo, e sim (em abstrato) da sede do poder (tal como aquelas simples e imparciais criaturas no Capitólio de Roma, que com seu ruído defendiam os que lá dentro estavam, não porque fossem quem eram, mas apenas porque lá se encontravam).”.

* Sêneca (4 a.C – 65 d.C) - Filósofo estoico e um dos mais célebres advogados, oradores, escritores e pensadores do Império Romano.

*Thomas Hobbes (1588 – 1679) - Matemático, teórico político e filósofo inglês, autor de “Leviatã” e “Do cidadão”.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 30/08/2024
Código do texto: T8140184
Classificação de conteúdo: seguro