IMPULSO À DESTRUIÇÃO

Um povo que dá ouvido a enganos como se eles fossem a apoteose de uma verdade absoluta, é cumplice de sua própria miséria. Lamentavelmente está fadado com a sua covardia a repetir os erros do passado tal como um povo seguindo um líder ao mesmo tempo carismático, autodestrutivo e tirano. E o maior risco para que isso aconteça é a atrofia na capacidade de discernir o que é culturalmente edificante para uma nação do que é culturalmente inaceitável, embrutecedor e degradante. As massas nunca são compostas de seres humanos com sua singularidade e individualidade própria, mas sim de um aglomerado de indivíduos sem rosto ocupando um determinado espaço estrangulado pela agitação e euforia. Nem sempre uma cultura enriquece a vida de uma sociedade; às vezes, ela é uma síntese de perversão e inversão de valores transcendentes, ou então a própria legitimação da crueldade e da violência, levando muitas pessoas a cometerem atos horripilantes pelo próprio prazer de pertencimento, o que pode resultar, inevitavelmente, num impulso coletivo de destruição cada vez mais inusitado e sem precedentes.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 23/08/2024
Reeditado em 23/08/2024
Código do texto: T8135234
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.