DIA DOS PAIS

Anualmente, no segundo domingo do mês de agosto, se comemora o dia dos pais. Na realidade é apenas mais um apelo do comércio para incremento das vendas, porque a figura paterna que no passado tinha grande significado, hoje é apenas uma nota de rodapé, vez que seu nome nem é obrigatório nas certidões de nascimento ou quaisquer outros documentos que determinem que o sujeito tem nacionalidade ou que é cidadão.

Muitos anos atrás, um colega de Clube de Poesias do Recife, compôs uma quadra que por sua realidade contundente, recebeu medalha de ouro em dois festivais.

Escreveu Fernando Burlamaqui

OS FILHOS, NINGUÉM ESTRANHE

ASSERTIVA QUE AQUI VAI.

NOVINHOS, MAMAM NA MÃE

CRESCIDOS, MAMAM NO PAI.

Mas isso se torna uma verdade quando o macho da nossa Espécie está realmente imbuído da obrigatoriedade que assumiu perante o filho que ajudou a colocar no mundo, não só economicamente falando, mas também e principalmente, pelo lado psicológico, pela garantia da instrução formal, pelo apoio moral e exemplo da ética para uma vida digna e sadia.

Ter filho é assumir a responsabilidade por um estranho até que, adulto se torne único responsável pelos seus atos, mas na atualidade, está difícil como diacho achar quem encare esse B.O.