A Rainha da Persistência (e da Inconveniência)

Imagine-se no papel de uma mosca doméstica. Você vive em um mundo onde a decomposição é seu restaurante cinco estrelas. Eu sei, não é exatamente uma cena de filme gourmet. Mas, se há algo que a mosca sabe fazer, é persistir. Não importa quantas vezes você a espante, ela volta. E volta. E… volta.

Essa obstinação, que às vezes nos faz perder a paciência, esconde uma lição valiosa: a vida é sobre nunca desistir, mesmo quando tudo parece estar desmoronando ao seu redor – literalmente, no caso das moscas. Elas não têm medo da sujeira; pelo contrário, mergulham de cabeça nela e fazem dela seu lar.

Durante os estágios médios a avançados da putrefação de um cadáver, essas moscas são atraídas pelo odor fétido da decomposição e se tornam agentes de reciclagem natural, depositando seus ovos em tecidos mortos. As larvas que emergem desses ovos se alimentam do material orgânico em decomposição, acelerando o processo de degradação e transformando a matéria morta em nutrientes para o ecossistema. E ainda viram letra de música do Raul Seixas, mas não é só na sopa não, o que tiver destampado também serve.

Enquanto todos nós queremos evitar as partes “feias” da vida, a mosca nos mostra que até mesmo naquilo que evitamos pode haver propósito. Afinal, se não fossem as moscas, quem cuidaria de reciclar a natureza? Então, da próxima vez que uma delas fizer uma visita indesejada, respire fundo e lembre-se: essa persistente criatura está apenas cumprindo seu papel essencial na grande engrenagem da vida. Lógico, não precisa se jogar no lixo para refletir sobre a vida, meu povo.

Barbosa Thiago
Enviado por Barbosa Thiago em 15/08/2024
Reeditado em 02/09/2024
Código do texto: T8129589
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.