Moro(aes) da história

Pau que bateu em Moro-Chico vai bater em Morae-Francisco?

::::::::::::::::::

-------- Capítulo I //Ano 2019\\

Fonte: BBC News Brasil, 31 julho 2019

Leia em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-49169196

Reportagens baseadas num vazamento de conversas atribuídas a Moro e procuradores no aplicativo Telegram foram publicadas pelo site The Intercept Brasil em 9 de junho, gerando uma série de implicações políticas.

As mensagens mostram o então juiz sugerindo testemunhas, dando pistas sobre futuras decisões e aconselhando membros do Ministério Público Federal, entre eles o procurador Deltan Dallagnol, segundo as reportagens. Pela lei, juízes não podem aconselhar partes de um processo que estejam julgando.

O conteúdo constrangeu envolvidos e foi usado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reafirmar que Moro não foi imparcial. Julgado pelo atual ministro da Justiça e Segurança Pública em primeira instância, Lula foi condenado por corrupção e está preso desde abril de 2018.

::::::::::::::::::

---------- Capítulo 2 //Ano 2024\\

Fonte: BBC News Brasil, 13 agosto 2024

Leia em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/clygn0zz9rmo

Atualizado Há 6 horas

O jornal Folha de S. Paulo publicou nesta terça-feira (13) reportagem revelando mensagens de WhatsApp de assessores do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo informalmente que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) produzisse relatórios sobre investigados nos inquéritos das fake news e das milícias digitais.

As mensagens teriam sido trocadas entre agosto de 2022 e maio de 2023 — ou seja, durante e depois da campanha eleitoral que levou à vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

:::::::::::::::::

Da coleção zezediozonina: “Nada como um GLENN à prova do outro”