Internet, Invernet, Infernet.

A Internet é muito necessária e tornou-se algo indispensável, direta ou indiretamente. Quando feito seu bom uso, traz grandes benefícios, quando não, pode ser letal. Aqui está um ponto para quem se preocupa com a vida espiritual: De que modo tenho consumido a Internet?

Na vida de quem se preocupa com a vida espiritual, a internet pode ter três fases de transformação:

Internet, Invernet e Infernet.

No estágio da Internet, entra a curiosidade, a experimentação, o prazer. Sim, qualquer dopamina sem valor algum, tal qual um joguinho da Shopee, pode gerar essa sensação de prazer e compensação, isso como exemplo bem raso.

No estágio da Invernet, é o estágio da frieza espiritual. A vontade de orar, ler a Bíblia ou participar dos cultos vai-se acabando. Em época de Internet, os cultos online são álibis perfeitos para justificar não ir à congregação.

No estágio de Infernet, já se admite que não quer ir mesmo, que os cultos são chatos. Prefere, de joguinhos de celular a maratonas de séries Netflix. Os vídeos do YouTube, os shorts do YouTube, TikTok, Kwai e outros, prendem a atenção de tal modo que não se vê nem o tempo passar .

A oração é " rápida e objetiva": "Abençoe, Senhor, o meu dia. Amém."

Daí para frente mais portas são abertas e outras coisas mais sérias começam a entrar na vida da pessoa.

Não há mais comunhão com Deus, nem com as pessoas. A morte espiritual já está instalada.

Só resta clamar no último suspiro, lembrando que Jesus disse: " Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá." (João 11:25)