Como a violência de gênero, afeta a saúde mental das mulheres

_*Como a violência de gênero, afeta a saúde mental das mulheres?*_

A violência contra as mulheres, compreende diferentes nuances, que as expõem a variadas condições de risco à integridade emocional e física. As principais, incluem o abuso infantil e sexual, as questões de imagem corporal e de gênero, as agressões físicas e o etarismo.

Mesmo que surjam isoladas, tais problemas causam efeitos devastadores na saúde mental feminina. Quando se trata de condições associadas ao gênero, existe um impacto muito profundo, na estabilidade mental das mulheres.

Destacamos algumas das principais consequências negativas ,que afetam a saúde mental desse grupo, e como superá-las.

_*Como a violência de gênero, afeta a saúde mental das mulheres e como superá-la?*_

A violência de gênero, tem um impacto profundo e devastador na saúde mental das mulheres, podendo levar ao desenvolvimento de diversos transtornos psicológicos. Algumas das principais consequências negativas incluem:

_*Baixa autoestima e insegurança*_

Mulheres que sofrem violência de gênero, frequentemente desenvolvem baixa autoestima, sentindo-se desvalorizadas e incapazes. É fundamental, trabalhar na reconstrução da autoconfiança, ajudando-as a reconhecer suas qualidades e potencialidades.

_*Ansiedade e depressão*_

A violência, está fortemente associada, ao desenvolvimento de transtornos de ansiedade e depressão. Técnicas cognitivo-comportamentais, como reestruturação cognitiva, podem ajudar a identificar e modificar pensamentos distorcidos, reduzindo sintomas ansiosos e depressivos.

-*Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)*_

Mulheres vítimas de violência, têm maior risco de desenvolver TEPT, com sintomas como flashbacks, pesadelos e evitação de situações relacionadas ao trauma. A terapia cognitiva para TEPT, focada no processamento emocional do trauma, tem se mostrado eficaz.

_*Ideação suicida e tentativas de suicídio*_

A violência de gênero, aumenta significativamente o risco de comportamentos suicidas. É crucial, oferecer apoio emocional, validando seus sentimentos e ajudando-as a encontrar razões para viver, além de garantir segurança e acesso a tratamento.

Para superar os efeitos negativos da violência, é fundamental um atendimento integral, que inclua acolhimento, apoio psicológico e acesso a uma rede de suporte social. A psicologia positiva, pode contribuir, ajudando-as a identificar e cultivar recursos internos e externos para lidar com as adversidades.

Profissionais de saúde mental, devem estar capacitados, para identificar e acolher mulheres em situação de violência, oferecendo uma escuta qualificada e encaminhamentos adequados. Políticas públicas, também precisam avançar no enfrentamento da violência de gênero e seus impactos, na saúde mental feminina.

_*Bom dia,*__💫⚡🌈💥🙏🏽

[

https://chat.whatsapp.com/HmBOXUKwduq9rYLg93KCJt

BARTHES
Enviado por BARTHES em 12/08/2024
Código do texto: T8126930
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.