Genocídio palestino - Situação insustentável

_*Situação insuportável.*_

Isso já se tornou insuportável, desde o primeiro dia. Prefiro não continuar vivendo, assistindo impassível, ao assassinato de todo um povo. Que mundo é esse no qual vivemos?

O Genocídio Contra os Palestinos, é um escárnio criminoso contra todo o planeta.

Há mais de seis meses, Israel vem perpetrando um genocídio contra o povo palestino, na Faixa de Gaza. Desde outubro de 2023, intensos ataques aéreos e terrestres de Israel, já mataram mais de 34.000 palestinos, incluindo milhares de crianças. Em contraste, apenas cerca de 1.000 israelenses morreram no conflito.

A relatora especial da ONU, para os direitos humanos, nos territórios palestinos ocupados, Francesca Albanese, publicou um relatório afirmando que, Israel está cometendo genocídio em Gaza. Ela argumenta que os atos de Israel, incluindo assassinatos em massa, danos corporais e mentais, e imposição de condições de vida destrutivas, revelam uma intenção, de destruir fisicamente os palestinos como grupo.

O bloqueio israelense a Gaza, também está causando mortes por fome, incluindo dez crianças por dia, ao impedir o acesso a suprimentos vitais. Ataques a hospitais, consulados, trabalhadores humanitários, jornalistas e até mesmo funcionários da ONU, também foram documentados.

Apesar de algumas reações internacionais, como críticas de líderes mundiais e uma denúncia de genocídio, na Corte Internacional de Justiça, a comunidade internacional, liderada pelos EUA, principal aliado de Israel, não atua enfaticamente, de forma efetiva, para deter o massacre. Pelo contrário, os EUA, anunciaram o envio, de mais aeronaves de combate e navios de guerra, para o Oriente Médio, para apoiar Israel, sem que ninguém, com exceção dos países do BRICS, se manifestasse contrariamente.

Esse não é o primeiro episódio trágico, na história do conflito israelo-palestino. Em 2024, se completam 76 anos da Nakba de 1948, quando cerca de 750.000 palestinos, foram expulsos de suas terras, para a criação do Estado de Israel. Especialistas, temem que este ano, essa nova catástrofe humanitária para os palestinos, se transforme em uma guerra, que envolva todo o planeta. O que para qualquer ser humano razoável, já é.

O genocídio em curso, é parte de um projeto colonial sionista de longa data, para colonizar a Palestina histórica. Apesar da esmagadora violência do opressor, muitos acreditam que os palestinos, assim como outros povos colonizados, acabarão por conquistar sua liberdade. Mas o preço a ser pago em vidas humanas, está inaceitável.

Pelo contrário, os EUA anunciaram o envio, de mais aeronaves de combate e navios de guerra, para o Oriente Médio, para apoiar Israel

Esse não é o primeiro episódio trágico na história do conflito israelo-palestino. Em 2024, se completam 76 anos da Nakba de 1948, quando cerca de 750.000 palestinos, foram expulsos de suas terras, para a criação do Estado de Israel. Especialistas observam perplexos, este ano, onde ocorre essa nova catástrofe humanitária, para os palestinos.

O genocídio em curso, é parte de um projeto colonial sinistro de longa data, para colonizar a Palestina histórica. Apesar da esmagadora violência do opressor, não devemos desesperançar, segundo Paulo Freire, de que os palestinos, assim como outros povos colonizados, acabarão por conquistar sua liberdade. Mas o preço a ser pago, em vidas humanas, está inaceitável.

_*Daniel Barthes*_

BARTHES
Enviado por BARTHES em 05/08/2024
Código do texto: T8122495
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.