DA ANÁLISE DO "FENÓTIPO" DAS RAÇAS DAS GENTES 😱

Opinião ( bem assustada!)😳

Essa "solução " seria lícita aos olhos jurídicos?

Hoje ouvi uma notícia na imprensa , que aqui comento com espírito de cidadania e com a única finalidade de expressar o meu susto frente a algo que sinto ser um caminho surreal.

Que merece ser revisado.

É que o assunto é , deveras, MUITO DELICADO.

É notório que o MUNDO vive um momento de promoção da equidade racial e social , o que é absolutamente necessário diante dos tantos preconceitos DE TUDO que se espalham pelas áreas e eras do Planeta, no que tange à obvia e justa promoção dos Direitos Humanos, absolutamente iguais, A TODAS AS PESSOAS, cidadãs do mesmo mundo.

Sem nenhuma distinção. A todas.

Só que...

O que me espantou foi a notícia de hoje, a de que, para se evitar fraudes nas " autodeclarações raciais" , para vários propósitos de se igualar os atos da vida civil cidadã, haverá uma análise de fenótipo POR UMA COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO 😳

O repórter informou mais ou menos assim:

" Será formada uma comissao que avaliará os formatos dos rostos, narizes, lábios, cabelos e tons cutâneos para a comprovação do declarado".

Gente do céu, que que é isso?

É justamente o contrário do que se prega:

Igualdade sem diferenças...

Imaginem um SER HUMANO , qualquer um de nós, eu, você ou o vizinho, passando por uma comissão de identificação racial através dos "olhos do outro", de um seu igual, gente como toda gente...

Sinceramente, não sou advogada, longe de querer ser o que não sou; mas eu questiono essa medida apenas baseada no texto do 5° artigo Constituição Federal: " Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza".

Pronto, é isso. Texto simples. Sem problemas algum de hermenêutica.

Na minha mera e respeitosa opinião, focar nas diferenças pormenorizadas de traços raciais é diferenciar condições numa análise das pessoas, longe de igualar os direitos humanos.

É o contrário do que se quer. Só acho, salvo equívoco.

Eu sinto que estamos num caminho muito triste e chato.

Notoriamente cada vez mais segmentados socialmente...nos mínimos detalhes das diferenças para o exercício da igualdade que tanto se busca.

Que pena.🙏 Que paradoxo.

Acredito que deva haver um caminho mais Humano para EXERCITAR a nossa igualdade de gente.

Com todo respeito pelas opiniões em contrário.

Que nos encontremos...um dia, quem sabe.