REFLEXÕES FILOSÓFICAS

REFLEXÕES FILOSÓFICAS

A seguir, troca de mensagens com meu primo, PhD em biologia / bioquímica, professor da Universidade Federal do Ceará, José Tadeu Abreu de Oliveira, sobre o sentido existencial :

Meu querido irmão/primo. o tempo passou ou o deixamos passar? Estamos perto de chegar a lugar nenhum ou a algum lugar? Quais foram os planos? Ou nunca houve planos? Ou apenas os deixamos em segundo lugar? Aliás, onde é o nosso lugar? Em mundo nenhum? ou apenas não sabemos onde chegar? Não há lugar para todos! Será que vamos sobrar? Ou continuar a esperar, esperar, esperar…….

A vc meu querido Marcos. Alivie minhas angústias!

Minha resposta:

Tadeu, primo amado, amigo de toda uma vida, irmão pela soberania e vontade do espírito, esses seus questionamentos de natureza existencial me fez lembrar que, há exatamente 50 anos atrás, numa conversa que tivemos na casa da vó Isabel (inesquecível), você, já com seus vinte anos (eu com 14), indagava sobre qual o sentido da vida. Também, como agora, você deixou em aberto várias possibilidades, porém, centrava mais na questão biológica, reprodutiva (você já cursava biologia) e religiosa (natural pela influência da tia Stela, uma das pouquíssimas pessoas verdadeiramente religiosa que conheci).

Cinquenta anos se passaram e acho que nossas dúvidas, incertezas e angústias continuam, talvez com uma roupagem mais volumosa e vistosa pela experiência existencial, porém, a essência do nosso espanto e perplexidade perante tanta grandiosidade e complexidade das coisas, do mundo, do universo, da vida, enfim, da realidade, se mantiveram quase que inalterados.

Passei boa parte da minha vida refletindo, estudando, pesquisando, recorrendo a conceitos religiosos, incluindo a palavra bíblica, cursando filosofia, meditando sobre os inúmeros aspectos que fazem parte da nossa existência, até do ponto de vista sociológico, trocando ideias com amigos eruditos iguais a você e os pardais e passei a valorizar mais ainda o aforismo de Sócrates... ¨só sei que nada sei¨.

Tudo isso que você colocou sobre planos, lugares, finalidade, tempo, espaço, etc, se resume a uma só questão: Qual o sentido de tudo isso? Como forma de aplacar um pouco mais minha angústia, construi mentalmente uma resposta para o sentido da vida. Na minha concepção é o MOMENTO.

Tudo gira em torno do momento que estamos vivendo. Momento não tem tempo, lugar, finalidade, causa, efeito... nada. Aliás, tem, mas é efêmero conforme o momento. Momento é o momento. Não tem passado, futuro ou presente. Momento é puro e simplesmente momento. O lugar do momento é onde estamos no momento. A finalidade é a que estamos vivendo. Não existe destino ou caminho a trilhar, a não ser o que estamos trilhando no momento. O real e verdadeiro sentido da nossa existência e da vida é o MOMENTO.

Os deuses, as religiões, os costumes, a ética e a moral, inclusive a ciência, a dor, a felicidade, a tristeza, a raiva... MOMENTO.

É muito difícil colocar em palavras minha percepção sobre tema tão profundo, mas espero que, em breve, possamos conversar pessoalmente a respeito. Só não quero ter complicado ainda mais suas interrogações e reflexões. Te amo muito, um amor que lembro desde tenra idade quando estive aqui em Fortaleza pela primeira vez, aos 6 anos (1966). É, estamos semi novos rsrsrs.

Em tempo: Essa minha concepção é subjetiva, não serve para a realidade, para o mundo, para a história e para o futuro, pois que são objetivos. Bom domingo meu primo amado.

Em tempo 2: A experiência de morte me deu ainda mais convicção sobre essa minha construção mental a respeito do MOMENTO como sentido da nossa existência.

Poesia que fiz a respeito: 👇👇

O SENTIDO EXISTENCIAL

Todo sentido é possibilidade

Ao desvelamento do espírito

É o encontro com a verdade

Quando não se segue o rito

Oh! ser fútil, o que intentas?

Acaso queres negar teu eu?

Qualquer oração te sustenta

Segues no escuro igual breu

O sentido do ser é momento

Nada muda o espaço tempo

Te acanhas na tua pequenez

O universo exibe tua timidez

Em vida somos o que somos

Na morte somos o que fomos

Marco Antônio Abreu Florentino

https://youtu.be/_GIT-ee4Pzw

(Everybody Hurts - The Corrs)