Texto de apresentação do coletivo:" A Quintal da Resistência"

_*Coletivo Cultural Quintal da Resistência*_

O Coletivo Cultural "Quintal da Resistência", é uma talentosa e multifacetada iniciativa, que une gerações, em torno de um propósito comum: promover a cultura e fortalecer a voz dos pobres, pretos e periféricos. Formado por artistas, que iniciaram suas jornadas musicais entre 1988 e 1991, período em que Gianfrancesco Guarnieri era Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, o compacto do coletivo, ao lado de antigos rockeiros , inclui uma garotada do hip hop, do grafite, do skate, que nasceu bem depois dessa época.

Essa mistura intergeracional, se traduz em um trabalho poderoso e dinâmico, que mescla a experiência e sabedoria dos mais velhos, com a energia e inovação dos mais jovens. Juntos, esses artistas geram uma atividade cultural, vigorosa como o motor de uma Ferrari, mas, dependendo das circunstâncias culturais, tão serena, quanto o ato de empinar pipas, nas campinas do Oriente.

As ações do Quintal da Resistência, transitam harmoniosamente, entre esses dois pólos: intensidade e tranquilidade, tradição e inovação. Comprometidos, com a ampliação da luta cultural nas periferias, o coletivo, trabalha para dar visibilidade e espaço às expressões artísticas que surgem, dos mais variados rincões da sociedade, particularmente aquelas, que emergem dos segmentos marginalizados.

O projeto inclui oficinas, rodas de conversa, palestras, apresentações musicais e intervenções artísticas mediadas pela psicologia, que não apenas celebram a diversidade cultural, mas também educam e empoderam as novas gerações. Cada atividade é cuidadosamente planejada, para fomentar um ambiente de integração e troca de conhecimentos, onde todos podem aprender, ensinar e crescer juntos.

O Coletivo Cultural Quintal da Resistência, acredita que a arte é uma poderosa ferramenta de transformação social. Por meio da música, da dança, do teatro e de outras expressões artísticas, o coletivo busca construir pontes, derrubar barreiras e criar um mundo mais justo e inclusivo. É um movimento que carrega em si, o espírito de solidariedade e resistência, desafiando estereótipos e lutando por uma sociedade, onde a cultura dos pobres, pretos e periféricos e brancos pobres, seja reconhecida e valorizada.

Seja você um veterano, das cenas culturais dos anos 80 e 90 ou, um jovem talento do hip hop contemporâneo, o Quintal da Resistência, oferece um espaço de acolhimento e expressão, onde todos podem contribuir para um futuro mais fértil e equitativo. Venha fazer parte dessa jornada e ajude a escrever a próxima página, da história cultural brasileira.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 29/06/2024
Código do texto: T8096491
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.