Projeto de saboaria

Projeto:

Saboaria Comunitária, Biodegradável, para Empoderamento de Mulheres

Objetivo

Criar e estruturar uma saboaria artesanal, de produtos biodegradáveis, gerida e operada por um grupo de mulheres, moradoras de comunidades, inspirando-se nas grandes mulheres dos quilombos. A iniciativa visa promover o empoderamento, a independência financeira e a consciência política e ambiental, dessas mulheres, culminando na formação de uma cooperativa autossustentável.

Descrição do Projeto

a) Identificação e Seleção das Participantes

Meta:

Selecionar entre cinco e dez mulheres residentes em comunidades locais.

Critérios de Seleção:

- Mulheres, em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

- Interesse e disponibilidade, para participar do projeto, com foco em sustentabilidade.

- Capacidade de trabalho em equipe e comprometimento, com causas ambientais e sociais.

b)Capacitação Profissional e Conscientização

Curso de Capacitação:

Realizar um curso de formação em saboaria artesanal, com produtos biodegradáveis, com duração de 4 semanas.

Conteúdo Programático:

- Introdução à saboaria artesanal e biodegradável.

- Segurança e boas práticas de fabricação.

- Ingredientes naturais e suas propriedades.

- Técnicas de produção de sabão em barra, sabonete líquido, e outros produtos biodegradáveis.

- Design e personalização dos produtos.

- Conscientização Política e Ambiental:

- Educação sobre sustentabilidade e impactos ambientais.

- Histórias inspiradoras de mulheres dos quilombos, como Aqualtune e Teresa de Benguela.

- Discussões sobre a condição das mulheres, como "mães do planeta" e seu papel, na proteção do meio ambiente.

- Instrutores:

Profissionais experientes na área de saboaria e ativistas ambientais.

- Certificação:

Ao final do curso, todas as participantes receberão um certificado de capacitação em saboaria artesanal biodegradável.

c). Estruturação da Saboaria

- Local de Trabalho:

Identificação e adaptação de um espaço comunitário, que possa ser utilizado como saboaria.

- Equipamentos e Materiais:

Aquisição de equipamentos e insumos necessários para a produção de sabões e sabonetes biodegradáveis.

- Fornos, moldes, balanças, utensílios de mistura, ingredientes naturais e sustentáveis.

- Organização do Espaço:

Disposição dos elementos visando otimização e segurança no trabalho.

d). Produção e Desenvolvimento de Produtos

- Início da Produção:

As participantes, começarão a produzir sabões e sabonetes, seguindo as técnicas aprendidas, com foco em biodegradabilidade.

- Diversificação:

Desenvolvimento de uma linha de produtos diversificada e ecológica, incluindo:

- Sabonetes em barra, biodegradáveis.

- Sabonetes líquidos, biodegradáveis.

- Sabonetes glicerinados, biodegradáveis.

- Produtos personalizados, para datas comemorativas.

e). Estratégias de Marketing e Venda

- Marca e Identidade Visual:

Criação de uma marca para os produtos da saboaria, desenvolvendo logo e embalagens atrativas e sustentáveis.

- Canais de Venda:

Definição dos principais canais de venda, incluindo:

- Feiras locais.

- Lojas de produtos naturais e artesanais.

- Vendas online por meio de redes sociais e plataformas e-commerce.

- Estratégias de Marketing:

Campanhas de divulgação, degustações promocionais, parcerias com influenciadoras locais e ativistas ambientais.

f). Formação da Cooperativa

- Modelo de Negócio Cooperativo:

Orientação sobre os conceitos e benefícios do cooperativismo.

- Capacitações sobre gestão de cooperativas, práticas de governança e divisão justa dos lucros.

- Formalização Jurídica:

Consultoria jurídica para a formalização da cooperativa junto aos órgãos competentes.

- Plano de Gestão:

Desenvolvimento de um plano de gestão compartilhada, incluindo:

- Estrutura organizacional.

- Métodos de tomada de decisão.

- Políticas de inclusão e bem-estar das cooperadas.

Benefícios Esperados

- Empoderamento das Mulheres:

Proporcionar às participantes, autonomia financeira e consciência política.

- Capacitação Profissional:

Ofertar novas habilidades, que poderão ser aplicadas em outros contextos.

- Desenvolvimento Comunitário:

Fomento da economia local e fortalecimento da cooperação comunitária.

- Sustentabilidade:

Produção de sabões e sabonetes artesanais e sustentáveis, promovendo o consumo consciente.

- Consciência Ambiental:

Capacitar mulheres, como agentes de mudanças e proteção do meio ambiente.

Parcerias e Colaborações

- ONGs e Instituições de Apoio:

Estabelecer parcerias com organizações não-governamentais e governamentais, para suporte técnico e financeiro.

- Empresas Locais:

Buscar patrocínios e colaborações com empresas da região.

- Faculdades e Universidades:

Cooperação com instituições acadêmicas, para apoio em capacitação e desenvolvimento de produtos.

- Organizações Ambientais:

Parcerias com entidades, que promovem a sustentabilidade e a proteção ambiental.

Este projeto visa, não apenas a criação de uma saboaria funcional, mas também a transformação social, econômica e ambiental das participantes, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e autossustentável, inspirado na força e resiliência das grandes mulheres, principalmente as do Quilombos dos Palmares.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 29/06/2024
Código do texto: T8096300
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.