Sobre a arte humana

“A arte é a harmonia paralela à natureza.”.Li isso no livro sobre o Sagrado feminino de Joseph Campbell. Há tempos que não escrevo e decidi que essa frase era demasiada bela para que eu não dissesse uma palavra sobre isso.

Ponho-me na condição de interlocutor neste caso, onde já vivi este tipo de experiência. Não é uma experiência rara e você leitor, já deve ter-a vivido também, em algum momento de sua vida.

Certa vez, ao olhar um belo pôr do Sol, disse as seguintes palavras: “Isto é um quadro pintado por Deus.”, onde Deus ali de fato é a Natureza expressa no divino. Uma força divina foi capaz de colocar a harmonia das cores, sons, vento, frescor, pessoas ao redor, montanhas, tudo, absolutamente tudo, de forma perfeita.

Aí é que entra o ponto primordial da frase dita no começo, assim como há uma força criativa que desenhou aquela paisagem aquela dia, há também, em nós, seres humanos, a mesma força criativa de criar e expressar a beleza em diferentes níveis.

O artista lê a natureza e cria, da mesma forma e com a mesma energia, de um Deus. Ele quer expressar algo que toque o íntimo do ser humano. Da mesma forma em que se admira o pôr do Sol, também é possível de se admirar as diversas obras de arte e refletir sobre a força criadora por detrás disso.