O SISTEMA ELEITORAL, EM SOCIEDADES BURGUESAS.

O SISTEMA ELEITORAL EM SOCIEDADES BURGUESAS.

Karl Marx, elucidou de forma crítica, a natureza do sistema capitalista, destacando, a ilusão da democracia dentro desse contexto. Ele apontou que, no capitalismo, os oprimidos – ou seja, a classe trabalhadora – são concedidos o direito de participar do processo eleitoral, apenas periodicamente. Este direito, contudo, não implica uma verdadeira escolha ou, liberdade genuína, mas sim a seleção entre representantes, que provêm da própria classe dominante. Em outras palavras, o voto se torna um mecanismo, através do qual, os trabalhadores podem escolher, quais membros da elite irão governá-los e, ao mesmo tempo, manter a estrutura de repressão e exploração vigente.

Essa crítica de Marx, sugere que tais eleições não alteram de maneira substancial, as relações de poder, ou as condições de opressão econômica e social, que definem o capitalismo. Ao invés disso, elas servem para legitimar a dominação da classe capitalista, criando uma aparência de participação e consentimento popular. A mudança real, segundo Marx, ocorreria apenas com uma transformação radical, do sistema econômico e político, onde os trabalhadores controlassem os meios de produção e instaurassem, uma sociedade sem classes. Portanto, a democracia, sob a perspectiva marxista, só poderia ser plena e verdadeira, em um contexto de igualdade econômica e social, livre das amarras do capitalismo. Daniel Barthes.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 21/06/2024
Código do texto: T8090846
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.