A historia do dominó

A origem do dominó não tem um data exata sobre o nascimento desse jogo tão popular. Contudo, a tese bem aceitar entre estudiosos e curiosos é de que o passatempo teria surgido na China, entre os anos 243-181 antes de Cristo, inventado pelo soldado chinês chaamdo Hung Ming. No final do século XIX, o jogo adquriu imensa popularidade no país oriental. Esse provavel dómino possuia 21 combinções possiveis. Na Europa no século XVIII, acredita-se que começou a ser jogada. A versão europeia tinha vinte e oito combinações, sete a mais do que a oriental. No Brasil, chegou no século XVI atráves dos portugueses , servindo de lazer recreativo aos escravos. Nos países ocidentais, é utilizado habitualmente 28 peças, denominadas duplo-6. Há outras varaintes, porém raramente usadas. O jogo permite estabelecer momentos de comunicação, diversão entre familias e amigo, assim também como meio educacional na pratica de matématica aos alunos do ensino fundamental, além de facilitar o raciocinio lógico. o nome possivelmente deriva da expressão latina ''domino gratias'', traduzida no português ''Graças a Deus''.

Tipos de peças fabricadas

-Papel Cartão

-Ferro

-Plástico

-Mármore

-Granito

-Pedra-sabão

-Madeira

Funções

-Utilizar peças com formas retangulares, quais as peças estão marcadas por valores númericos. Cada face retangular é dividida em duas partes, marcadas por números de 1 a 6, ou totalmente brancas, sem nenhuma numeração.

-Variantes de jogadores:

(4 jogadores 2x2) com 7 peças disponiveis cada.

-Objetivo: Baixar a peça primeiro, vencendo assim a partida ou a primeira rodada. A quanridade de rodadas podem ser dedinidas pelos jogadores

-As peça deve ser encaixada na outra conforme a numeração igual a ser colocada.

M N Salomão
Enviado por M N Salomão em 19/06/2024
Código do texto: T8089391
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.