A VIAGEM
A viagem
15jun24
Era uma bela, confortável e ampla estação. Um pouco distante era possível ver a bilheteria bem próxima do portão de embarque. Fiquei um certo tempo a pensar se embarcaria ou não, pois não era possível ver o destino, nem sequer o tempo da viagem.
Já me incomodava o tempo de espera apesar de tamanho conforto.
Resoluto caminho até a bilheteria, a passagem me é entregue e nela uma única frase: *você é responsável pelo seu destino*. Passo por um estreito e escuro túnel e embarco num belo vagão, muito iluminado e repleto de pessoas que festejam a minha chegada. Por algum tempo sou alvo de todas as atenções e além do carinho recebo conselhos e lições quanto as regras da viagem. Por vezes, visito outros vagões, mas não fico com a sensação de conforto e segurança do vagão original. Volto ao vagão e vejo que alguns dos passageiros já não se fazem presentes e quando pergunto por eles me respondem que desceram na última estação. Volto a perguntar porque ali desceram e me respondem que aquela era a estação de destino deles e que apesar de ninguém saber quando ela chegará, no devido momento simplesmente descemos. Sinto saudades dos companheiros de jornada que já não estarão ali, de uns mais do que outros, mas novamente sou consolado por passageiros que já estavam no vagão quando lá cheguei, e eles me dizem que assim é a viagem e que tudo que nela acontece é necessário. Me lembram que novos passageiros chegaram e que é nossa a responsabilidade de auxiliá-los enquanto conosco estiverem e que sempre que sentirmos a dor da saudade devemos lembrar que eles que já desceram do vagão continuam conosco na nossa lembrança, de que eles tudo fizeram para nos ver feliz e que nossa tristeza será a tristeza deles, no fundo eles nos fazem saber que a descida deles é apenas para abrir espaço aos novos passageiros e que tudo que ali ocorre faz parte da nossa viagem para que nos transformemos de aprendizes em professores, pois afinal nenhum dos passageiros que ali estão é por acaso e eles só nos deixam quando sabem que somos capazes de dar seguimento a viagem. Então vamos curtir a viagem olhando para as belas paisagens das janelas da direita que nos incentivam a não olhar para os abismos que passam ao lado das janelas da esquerda.
Boa viagem.
Geraldo Cerqueira.