Analise psicológica de "A VIDA com propósito" de Gregg Braden

A Vida com um Propósito – Uma Análise pela Psicologia Positiva, Sócio-Histórica e Transpessoal

Psicologia Positiva

A psicologia positiva, foca nas emoções positivas, que contribuem para o bem-estar e a felicidade humana. No texto de Gregg Braden, observa-se a ideia de que, os seres humanos, possuem "habilidades extraordinárias" e "características divinas", que nos possibilitam viver vidas conectadas, cheias de vitalidade e significado. Esta perspectiva, se alinha diretamente, com os conceitos de psicologia positiva, que enfatiza a necessidade, de encontrar propósito e significado na vida, como um caminho para a realização pessoal e a felicidade.

Segundo Seligman, encontrar um propósito, é essencial para o bem-estar psicológico. O texto também fala sobre empatia, compaixão e intuição, que são características, exploradas pela psicologia positiva, como virtudes humanas, que promovem relacionamentos saudáveis e uma vida significativa. Estas virtudes, não apenas nos ajudam a encontrar propósito, mas também, contribuem para o florescimento humano, ao fortalecer nossos laços sociais e nossa capacidade de cuidar uns dos outros.

Psicologia Sócio-Histórica

A psicologia sócio-histórica, analisa o desenvolvimento humano, a partir de um contexto cultural e histórico. A abordagem, sugere que a nossa consciência e habilidades, são moldadas pelas interações sociais e o ambiente cultural. O texto de Gregg Braden, destaca a sabedoria ancestral e a herança cultural, das tradições indígenas e antigas escritas de várias civilizações. Essa herança cultural, proporciona uma base, para a nossa compreensão do mundo e do nosso propósito nele.

Do ponto de vista sócio-histórico, a ideia de que somos administradores do planeta e possuímos um papel de cuidadores, pode ser vista como um produto das interações culturais e tradições transmitidas através das gerações. A narrativa dessas culturas antigas, tem um papel crucial, na construção de nossas identidades e no jeito, como compreendemos nosso papel na sociedade e no universo. Essa construção histórico-cultural, define não apenas quem somos, mas também como agimos e nos relacionamos, com o mundo ao nosso redor.

Psicologia Transpessoal

A psicologia transpessoal, que lida com os estados mais elevados da consciência e experiências espirituais, transcende o ego e explora a conexão do indivíduo, com algo maior do que ele mesmo. O texto de Braden, ressoa profundamente, com esta abordagem, ao mencionar que fazemos parte de uma "família cósmica" e que nossas vidas, podem ganhar um significado maior, à medida que crescemos, em nossa compreensão espiritual.

Nessa perspectiva, as habilidades de empatia, compaixão e intuição, são vistas, como meios de alcançar estados mais elevados de consciência e conexão espiritual. A visão de que somos administradores da Terra, reflete uma compreensão transpessoal de nossa existência, onde o propósito de vida, excede os interesses individuais e se estende ao cuidado e proteção, de toda a vida no planeta. Esta sensação de ser parte de algo maior, pode ativar um profundo senso de propósito e responsabilidade espiritual.

Conclusão

As abordagens da psicologia positiva, sócio-histórica e transpessoal, oferecem diferentes perspectivas, para entender o texto de Gregg Braden sobre, "A Vida com um Propósito". Enquanto a psicologia positiva, enfatiza a importância do propósito e das virtudes, para o bem-estar individual, a psicologia sócio-histórica, contextualiza nosso entendimento de propósito, dentro das tradições culturais e históricas. A psicologia transpessoal, por sua vez, expande essa compreensão para um nível espiritual, conectando o indivíduo, com uma realidade maior e transcendental. Juntas, essas perspectivas oferecem uma visão rica e multifacetada, sobre como podemos encontrar e viver, uma vida cheia de significado e propósito.

Daniel Barthes.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 09/06/2024
Código do texto: T8082344
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.