Em Busca do Sentido da Vida: A Teoria do Ovo - Parte 2.

Continuando a série "Em Busca do Sentido da Vida"...

E se todo o universo que conhecemos estivesse dentro de um gigantesco ovo cósmico? Se tudo que existe fosse apenas o processo de formação de um feto. Todas as pessoas, tudo que tocamos, todas as experiências que tivemos, tudo que sentimos, tudo que sabemos, todas as galáxias que identificamos, tudo que julgamos como verdadeiro ou real, tudo! Apenas o processo de formação de algo ainda maior que ainda nem nasceu. Cada vida humana sendo responsável por uma parte deste grande processo de formação. Sem que ninguém tenha a menor ideia deste grande propósito.

E o mais surpreende é que neste ovo só existe uma única vida humana de fato. Um único ser vivendo diversas experiências humanas diferentes até completar a formação do feto. Ou seja, todo ser humano que já nasceu ou nascerá é a mesma pessoa. Se você for bom ou mau com alguém estará sendo consigo mesmo.

Uma hipótese fantástica e intrigante que abala nossas ideias sobre o que é a realidade, quem somos em essência e o próprio sentido da vida. Não podemos provar que tudo é um ovo, mas também não podemos refutar.

Claro, se você estiver disposto a refletir as ideias cômodas que trazem certezas e confortos para a vida. Algumas respostas prontas, herdadas culturalmente, são seguidas até com rituais de celebração e alegria. Não existe nenhuma cultura do mundo onde perguntas para a vida e a morte não tenham sido respondidas. Sempre há as mais diferentes e até mesmo antagônicas respostas! "Só sei que nada sei" é quase um sacrilégio. É uma escolha entre a dúvida que revela o quanto não sabemos ou o conforto da aparente certeza que celebra até festivais. Buscar a verdade (um caminho geralmente solitário) ou render-se para a alegria? Quem se rende sabe de onde vem, quem é, o que precisa fazer e o que vem depois da vida.

A Teoria do Ovo é uma de muitas outras possíveis. Assim como a famosa Teoria da Matrix que sugere que toda a existência é uma simulação criada por inteligência artificial para dominar a humanidade. Por mais que sejam ideias fabulosas são também possibilidades. E, principalmente, uma revelação de que somos pequenos diante do infinito e do quanto nossas certezas (que necessitamos para viver) podem ser abaladas.

Na primeira parte deste texto abordei as ideias de macrocosmo e microcosmo. Fundamental para o melhor entendimento da Teoria do Ovo. Um conto de 2009, escrito por Andy Weir em seu site que conquistou o mundo e recebeu diversas traduções.

Você pode conhecer este conto através dos seguintes links:

https://abreuferreira.medium.com/o-ovo-1f63195f4e3a (Conto)

https://www.youtube.com/watch?v=h6fcK_fRYaI (Animação com legenda)

https://www.youtube.com/watch?v=Tl9uyOqRdJ8 (Animação Dublado)

https://www.youtube.com/watch?v=oshTaLqjuCA (Animação Dublado)

https://www.youtube.com/watch?v=PhjmlPK-meA (curta metragem)

Ass, Tierry Coelho.

Trabalho: 00008 de 10000.

Outros textos da série:

Em Busca do Sentido da Vida: A Teoria do Ovo - Parte 1.

https://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/8080174

Em Busca do Sentido da Vida:"Minha vida não faz sentido!"

https://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/8079471

Em Busca do Sentido da Vida: Impossível não ter sentido.

https://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/8078051

* O melhor possível dentro do tempo que não tenho. Merece ser revisado.

* Como sempre... Espero que seja soma para alguém!

Tierry Coelho
Enviado por Tierry Coelho em 07/06/2024
Reeditado em 13/06/2024
Código do texto: T8080966
Classificação de conteúdo: seguro