Em Busca do Sentido da Vida: "Minha vida não faz sentido!"

Continuando a série "Em Busca do Sentido da Vida"...

Dizer que sua vida não faz sentido não mudará o fato que a vida humana faz sentido mesmo que ainda venhamos a descobrir ou não qual seja. Somos como a gota de um oceano, afinal (https://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/8078051).

Quando uma pessoa diz que sua vida não tem sentido, é um sinal que esta pessoa está com problemas para lidar com a vida. Pois, geralmente, quem não está insatisfeito com a vida está vivendo (ou sobrevivendo?) sem a necessidade de achar o sentido filosófico da existência.

Por mais difícil que seja uma pessoa aprende a andar. São anos de dedicação! Centenas de quedas e machucados! Um bom especialista veria erros no caminhar das pessoas e melhorias que podem ser feitas. Eu, por exemplo, algumas vezes dizem (eu não percebo) que ando como pinguim. No entanto, a maioria das pessoas consegue andar e correr, isso supre suas necessidades. Não se busca melhoria ou muito menos "o sentido existencial do caminhar". É tão natural que se esquece da gratidão por este privilégio que nem todas as pessoas possuem. Mas, certamente, ao perguntar para uma pessoa sem pernas sobre o caminhar ouviremos todo um trabalho de reflexão sobre o caminhar humano. Pois estas pessoas diversas vezes na sociedade atual serão desafiadas em uma cidade sem respeito à acessibilidade.

Não é uma regra absoluta. Mas geralmente quando estamos insatisfeitos e dizemos que a vida não tem sentido. Sequer estamos fazendo um trabalho filosófico em busca do sentido da vida. O que estamos é expressando uma necessidade, uma dor, uma tristeza, uma falta, uma insatisfação que não estamos sabendo lidar. O problema está em ser machucado intensamente e não no que dá sentido para a existência.

Então o desafio não é pensar se a existência faz ou não sentido, mas sim curar o que machuca. Que, aliás, certamente é um desafio muito menos complexo do que entender racionalmente os propósitos supremos da existência. A própria necessidade de entender "o sentido da vida" talvez seja uma grande ilusão. Já somos a vida materializada na forma humana, seremos viventes com ou sem uma explicação. Antes de pensarmos éramos um organismo vivo sendo gerado, desenvolvido, amadurecendo. Nenhuma criança que tenha uma infância razoavelmente sadia ("normal?") está preocupada com o sentido da vida, elas se alegram com as coisas mais simples que esquecemos como adultos de nos alegrar também.

Feridas podem ser tratadas! A nossa capacidade de nos reinventar é muito maior do que imaginamos! Talvez viver seja apenas um mergulho de esperança! Conforme a mitologia grega, a Caixa de Pandora foi aberta e todos os males saíram (a guerra, o desentendimento, o ódio, a inveja, as doenças), porém a esperança permaneceu na caixa. Apesar de todos os males a nossa volta devemos ter a esperança dentro de nós para seguir em frente.

Como dizia o poeta "Tenha fé em Deus, Tenha fé na vida! Tente Outra Vez!".

Ass,

Tierry Coelho.

Trabalho: 00006 de 10000.

Outros textos da série:

Em Busca do Sentido da Vida: Impossível não ter sentido.

https://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/8078051

Em Busca do Sentido da Vida: "O meu sentido de vida".

https://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/8078701

Em Busca do Sentido da Vida: Quem sou eu? Um eu fabricado?!

https://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/8079337

* O melhor possível dentro do tempo que não tenho. Merece ser revisado.

* Só um palpiteiro. A verdade se acha junto, critique! Não posso sozinho olhar para todos os lados.

* Era para ser uma frase, acabou sendo um texto.

Como sempre... Espero que seja soma para alguém!

Tierry Coelho
Enviado por Tierry Coelho em 05/06/2024
Reeditado em 05/06/2024
Código do texto: T8079471
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.