A TRÍADE DO MAL

"Quando as pessoas não correspondem às nossas expectativas – nossa régua de certo ou errado, justo ou injusto, bom ou ruim – naturalmente, reagimos de forma negativa. A comunicação digital potencializou essa reação de forma abrupta e exponencial, abrindo um portal para aflorar muitos defeitos de caráter que estão atrelados a uma tríade de emoções.

RAIVA, RESSENTIMENTO E MEDO

Todos os defeitos de caráter são originados a partir dessas três emoções. Elas formam um portal para toda sorte de invirtudes.

RAIVA

A raiva é instantânea. É impossível evitar sentir raiva, pois é uma reação involuntária e imediata aos estímulos e acontecimentos presentes. Embora seja impossível evitá-la, o que faremos após sentir raiva é que irá definir se ela desencadeará algo destrutivo ou construtivo. Geralmente, decisões tomadas sob o efeito da raiva são um desastre.

RESSENTIMENTO

O ressentimento é como reagimos ao passado. O núcleo do ressentimento é a falta de aceitação e um constante reviver de experiências negativas.

MEDO

O medo é uma reação quando tememos o futuro. Uma certa dose de medo é um mecanismo de defesa; em outras circunstâncias é um catalisador de traumas. Sob o efeito dessas emoções, abrem-se as portas para os defeitos de caráter, que são mais de vinte. ... alguns deles:

arrogância, autossuficiência, desonestidade, inveja, avareza, autopiedade, entre outros. Quando somos tomados por estas emoções, normalmente é quando coisas e pessoas não estão à altura de nossos anseios. É preciso muita serenidade, autoconhecimento e humildade para não sucumbir a elas e deixar aflorar o que há de pior em nós."

PAULO CASTELO

Paulo Castelo BSB
Enviado por Paulo Castelo BSB em 04/06/2024
Reeditado em 19/10/2024
Código do texto: T8078238
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.