Em Busca do Sentido da Vida: Impossível não ter sentido.

Mesmo que não tenhamos uma resposta para dar sentido para a vida, isso não significa que a vida não tenha um sentido. A vida independe de nossa capacidade de compreendê-la. Somos seres viventes antes de sermos seres pensantes. Um animal não passa sua madrugada insatisfeito de não entender as razões do existir, ele apenas existe, seguindo o "grande fluxo do universo". Perguntar pelo sentido da vida só é possível porque somos seres complexos com uma razão desenvolvida após milhões de anos evolutivos. Pensar é um luxo humano. Embora doloroso e frustrante diversas vezes, traz respostas, ou melhor, perguntas. Mesmo que a sensação seja de desconexão, na verdade nosso pensamento nos "conecta ao cosmos" de uma maneira que nenhum outro animal neste planeta consegue. Nosso vazio é uma ilusão. Não podemos sair da "grande correnteza do universo".

Além do mais, geralmente não buscamos o sentido racionalmente explicado da vida e sim a emoção da vida gratificante. Uma pessoa satisfeita (ou feliz?) não tem a necessidade de explicar a existência, apenas goza do seu existir, do prazer que sente em ser. O que (geralmente) buscamos não é uma "sagrada resposta" para a vida, mas um conforto para a dor, para o medo, para a insegurança ou mesmo um apoio (muleta) emocional para seguir em frente apesar dos pesares.

Viver ultrapassar qualquer entendimento. Ninguém pode captar todo o infinito. Somos pequenos e mortais diante do vasto universo. Então, ninguém pode dizer que a vida não faz sentido algum. Não é possível ter esta certeza. Chega um momento, como indivíduos, que precisamos nos render para viver. Não temos tempo de vida suficiente para pensar os propósitos da vida. O que comprova que viver estar muito além do pensar, seja lá o que for viver. Um grande mistério, que certamente, não podemos desvendar sozinhos. O fato é que sem a vida jamais poderíamos pensar sobre a vida, este é um paradoxo da existência.

Esta busca continua...

Ass,

Tierry Coelho.

00003 de 10000.

* Texto escrito no desespero da madrugada. Infelizmente(?), o melhor que deu para fazer com o tempo que não tenho.

Tierry Coelho
Enviado por Tierry Coelho em 04/06/2024
Código do texto: T8078051
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.