As rosas e os espinhos, gratidão e reclamação

Alguns reclamam que as rosas têm espinhos, eu sou grato, que os espinhos tenham rosas. Alfonse Kah.

As rosas nos ensinam a arte de ver, além do que os olhos captam e perceber, a beleza que surge, mesmo em meio às dificuldades. Quando focamos em seus espinhos, perdemos a verdadeira essência do que elas representam: a capacidade de florescer e trazer beleza ao mundo, apesar dos desafios. Assim, em nossa vida, podemos escolher onde colocar nossa atenção. Podemos fixar-nos nos obstáculos ou, optar por enxergar, as oportunidades escondidas, nas adversidades.

A gratidão, em sua essência, é uma força transformadora. Ela nos permite, reconhecer a bondade que existe no mundo e focar naquilo que nos fortalece. A prática da gratidão, traz uma série de benefícios psicológicos: reduz o estresse, melhora o humor e cria uma sensação de bem-estar geral. Ao cultivarmos a gratidão, tornamos nossa mente mais resiliente e preparada, para lidar com desafios. Enquanto a reclamação, nos faz permanecer presos aos problemas, a gratidão, nos liberta para encontrar soluções e crescer.

Vivemos tempos incertos, onde conflitos e tensões globais, parecem sufocar a esperança. No entanto, a luz brilha mais forte nas sombras. Os países do sul global, como Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, vêm mostrando um caminho alternativo, baseado na solidariedade e cooperação mútua. O movimento desses países, propõe um mundo onde a ganância e a exploração, sejam substituídas pela justiça e pelo apoio mútuo. É um lembrete poderoso, de que mesmo em meio ao caos, a transformação positiva é possível.

A era das intervenções e do financiamento opressor, historicamente encabeçada pelos Estados Unidos e Europa, está sendo desafiada, por um novo paradigma econômico e social. Nesse novo quadro, a solidariedade, se sobrepõe à avareza e à exploração, redefinindo os princípios, que governam as nossas relações internacionais. A gratidão, neste contexto, não é apenas um ato individual, mas um movimento coletivo, de reconhecer e valorizar as mudanças positivas, que emergem no horizonte.

Ao invés de nos concentrar, na escuridão dos conflitos e nas tragédias, podemos nos unir em gratidão, pelos esforços de transformação, solidariedade e cooperação, que estão sendo feitos. Vamos agradecer pelos líderes e povos, que lutam por um mundo mais justo e compassivo. Essa gratidão coletiva, tem o poder de gerar uma onda de mudanças, que pode contrapor os malefícios, de séculos de exploração e opressão.

Em suma, precisamos lembrar diariamente que, ao cultivarmos a gratidão, não estamos apenas melhorando nossas próprias vidas, mas também contribuindo, para um mundo mais harmonioso. Afinal, assim como os espinhos das rosas, nos ensinam a valorizar sua beleza, os desafios do mundo, nos fazem apreciar ainda mais, os esforços de mudança e renovação. Que sejamos gratos pelas pequenas e grandes vitórias, e que essa gratidão nos guie para um futuro mais brilhante e solidário.

Daniel Barthes.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 02/06/2024
Código do texto: T8076702
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.