Intimidade e seus Riscos
Já dizia uma amiga minha: "Dê dinheiro, mas não dê intimidade". Realmente é um conselho válido. Ter intimidade com alguém, é uma faca de dois gumes. É importante ter conexão forte na amizade, com confiança e liberdade de falar sobre os mais variados assuntos.
Por outro lado é desagradável quando uma pessoa se aproveita da intimidade e do grau de amizade, para ofender ou ridicularizar o outro. É como uma traição, sempre vem de alguém íntimo, e faz um estrago. Só quem tem intimidade é que nos magoa, por causa da quebra de confiança.
É importante prestar atenção sempre no que a pessoa fala, pois a bíblia mesmo diz: "A boca fala o que o coração está cheio". E até os maiores bajuladores, uma hora deixam escapar a verdade sobre o que pensam, é inevitável.
Com o tempo se conhece as pessoas, porque ninguém pode fingir muito tempo, sem nunca mostrar quem realmente é, e como pensa. Às vezes é você mesmo que demora pra enxergar a realidade, se deixa enganar.
E a verdade é como um remédio amargo, mas é o que cura. É preferível uma verdade desagradável que lhe abra os olhos, do que uma mentira que te engana.
A intimidade às vezes, faz com que a pessoa se sinta confortável em te desrespeitar. Às vezes disfarçando-se de brincadeira.
Não se pode prever como uma pessoa vai te tratar. Mas por outro lado é possível impor limites e se afastar de quem não te respeita. Tudo se resume em até onde você vai aceitar.
Quando acaba a confiança e o respeito, acabou tudo.
Quando alguém fere seus valores mais importantes, a incompatibilidade fica evidente. Infelizmente uma hora ou outra vamos descobrir quem pode e quem não pode ser nosso amigo. Da mesma forma, com quem podemos e não podemos ter intimidade.