LIÇÕES DA PROFETIZA ANA

LIÇÕES DA PROFETIZA ANA

Lucas 2.36-38

Introdução:

Quais são os planos e propósitos de Deus para a sua vida? Não somos frutos do acaso, não somos fruto de um erro, não somos chamados para viver no fracasso. Como discípulos de Jesus somos chamados a gerar novos discípulos no poder do Espírito Santo (At. 1.8).

Existem textos bíblicos que apesar de serem poucos versículos são ricos em lições para as nossas vidas. Este é o caso da história da profetiza Ana. Uma profetiza do Senhor que neste momento do texto está com a idade de 84 anos, e continua a cumprir os propósitos de Deus para a sua vida. Aprendemos com a, profetiza Ana, importantes lições espirituais para que sejamos tudo aquilo que o Senhor deseja para nós, a saber:

1º Lição: ANDE E SEJA A DIFERENÇA NA VIDA DOS OUTROS

“Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que apresentamos a vocês”. (Fp. 3.17).

• O apóstolo Paulo em nos exorta e incentiva a seguir unidos o exemplo dele e observarmos os que vivem de acordo com a Palavra de Deus (Fp. 3.17). E diz o Texto de Lucas que Ana estava presente quando Simeão abençoou Jose e Maria e profetizou sobre o menino Jesus (Lc. 2.25-35). Decida andar com pessoas que andam nos passos de Jesus: justo e piedoso, cheio do Espírito Santo (2.25), recebe revelações do Espírito Santo (2.26) louva a Deus e é movido pelo Espírito Santo (2.27), abençoa a vida de outros (2.34).

• Como esponja preciso estar aberto para receber e ser ministrado, preciso estar aberto para ser amado, preciso estar aberto para ser corrigido, preciso estar aberto para ser inspirado. O meu coração precisa estar aberto para crescer com outras pessoas;

• Quais são as pessoas que o Senhor colocou em nossas vidas para nos inspirar? Elas precisam ser pessoas que andem nos passos de Jesus justo e piedoso, cheio do Espírito Santo (2.25).

• Preciso ter sabedoria para entender o ambiente que me encontro (templo, trabalho, casa, etc.),

• Não somente ande com pessoas assim, mas faça você a DIFERENÇA na vida de outras pessoas, brilhando como estrelas no universo em uma geração depravada e corrompida (Fp. 2.15);

2º Lição: SEJA UMA FAMÍLIA SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

“Se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram eis que tudo se fez novo”. (2º Co. 5.17).

• O texto bíblico nos revela algumas coisas do passado da profetiza Ana. Sabemos que o pai dela se chamava Fanuel, que significa: Face de Deus. Que ela era da tribo de Aser, que significa: Feliz\Abençoado. E que o nome dela significa: Graciosa\ Cheio de Graça. A lição prática é que ela fazia parte de uma tribo\família que levava o nome de: Felizes\Abençoados. O pai dela era chamado de Face de Deus, e ela era chamada de Graciosa\Cheio de Graça.

• Qual o nome de nossa família? Isto é, como a nossa família é conhecida? Como chamamos os nossos filhos? Como você é chamado ou conhecido? É tempo de termos um novo nome, uma nova HISTÓRIA. Em Cristo, o nosso passado é resolvido, pois as coisas antigas já passaram, em Cristo tudo se fez novo;

3º Lição: DECIDA VENCER A DOR E PROSSEGUIR PARA O ALVO

“Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”. (Filipenses 3.13-14).

• O bom passado de Ana em família, não a poupou de passar por momentos de dor. Ela casou-se, possivelmente ainda muito nova e viveu com o seu marido (Gn. 2.24), tornando-se viúva após sete anos de casada (2.36-37). Ana estava viúva e possivelmente sem ter gerado filhos. E são nestes momentos de dor que mostramos o que somos, e ela ao invés de ficar paralisada em decorrência da dor, ela decide PROSSEGUIR para o alvo (Fp. 3.13-14).

• E ela passa a buscar a face de Deus, a buscar a felicidade e a benção no Senhor e a ser cheia do Espírito Santo. Nunca mais deixou o templo até a velhice, adorando e jejuando dia e noite (2.37). Cumprindo o propósito de Deus na vida dela tornando-se profetisa (2.36) e anunciando a respeito de Cristo a todos (2.38), dando frutos em sua idade avançada como fez em toda a sua vida (2.36)

CONCLUSÃO: Para cumprirmos os propósitos de Deus para as nossas é necessário andarmos e sermos pessoas que fazem a diferença na vida de outras pessoas no poder do Espírito Santo. É necessário reescrevermos uma nova história em nossos lares para que as nossas famílias sejam segundo o coração de Deus. E é necessário vencermos a dor e prosseguir para o alvo que o Senhor tem para as nossas vidas.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 31/05/2024
Código do texto: T8075833
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.