Diário do Escritor #10: o que estamos fazendo aqui no Recanto?

Boa tarde Recantistas! Li um texto em que alguém ameaça parar de postar textos no Recanto por que segundo ele “não está recebendo atenção” ou “não tem tantas leituras quanto outros Escritores e Escritoras”. Sei lá, sabe... que tentativa mais furada de chamar atenção para si mesmo, hein?

Ainda insinuou que existe algum tipo de “panelinha” de autores para que sejam mais lidos que os outros. Olha, de boa... o que determina o sucesso de algum texto ou autor são uma série de fatores: conteúdo, qualidade, tema abordado, estilo ou categoria, consistência, regularidade e sorte.

Sim, sorte. Fatores aleatórios. Pode ser o horário postado, dia da semana escolhido ou outra coisa qualquer. Muitos textos excelentes não recebem a atenção devida ou esperada... e isso pode causar desânimo ou desmotivar algumas pessoas, mas isso se dá pelas expectativas que são criadas.

Então, devemos nos perguntar: o que estamos fazendo aqui no Recanto? Com qual finalidade você posta os seus textos? O que espera receber compartilhando seus textos numa plataforma gratuita onde milhares ou milhões de pessoas postam todo o tipo de textos nos mais variados estilos?

Tudo isso precisa ser considerado. Dar “piti” e se sentir injustiçado não adianta de nada. Sabe o que adianta? Ser sincero consigo mesmo. Ser autocrítico. Saber que o sucesso (seja lá de qual ordem for) é algo almejado, mas que porém, poderá não ser alcançado. É triste, mas é a realidade.

Seria ótimo ter retorno (financeiro ou pessoal) por nossas obras, mas as coisas não funcionam desse maneira. Reveja suas expectativas para não se frustrar. Se não conseguirmos ganhar dinheiro com o que fazemos, que ao menos possamos obter alguma satisfação pessoal. É o mínimo que merecemos.

E agora, chegou aquele momento em que escrevo "o que me der na telha”:

“O que eu ganho com o que eu escrevo? Satisfação pessoal. Não seria mal ganhar alguns trocados também, mas a gente se diverte e sobrevive com o que tem. Antes ter satisfação e prazer com algo do que decepções, desilusões ou falsas expectativas.”

Denis, O Dreamaker.

27/05/2024-15:22

Confiram outros textos inéditos de minha autoria:

Zona Literária: https://minhazonaliteraria.blogspot.com

Terra dos Sonhos: https://sonhosdesperto.blogspot.com

Luso Poemas (Portugal): https://www.luso-poemas.net/modules/news/index.php?uid=17029

Caso gostem dos textos, curtam, comentem e divulguem!!!