O ATOR E SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL
O ator, ao subir ao palco ou se colocar diante das câmeras, transcende a simples atuação e se torna um poderoso instrumento de educação e responsabilidade social. Cada palavra proferida, cada gesto ensaiado, cada emoção vivida tem o potencial de moldar mentes, de abrir corações e de provocar reflexões profundas.
Através da arte, o ator revela realidades muitas vezes escondidas, dá voz aos silenciados e traz à luz temas urgentes e necessários. No teatro, no cinema, na televisão, o ator expõe as complexidades humanas, questiona injustiças e desperta a empatia. Seu papel vai além do entretenimento; é uma jornada de transformação e consciência.
Quando um ator encarna um personagem que sofre preconceito, que luta contra adversidades, que busca a justiça, ele não apenas conta uma história. Ele educa. Ele provoca. Ele inspira. Ele se torna um espelho da sociedade, refletindo suas falhas e suas belezas, incentivando o público a olhar para si mesmo e para o outro com novos olhos.
A responsabilidade social do ator está na sua capacidade de sensibilizar, de mover e de engajar. Ao abordar temas como desigualdade, discriminação, violência e esperança, ele planta sementes de mudança. A arte se torna um veículo de transformação social, onde cada apresentação é um convite à reflexão e à ação.
Através do seu ofício, o ator nos lembra que somos todos parte de uma mesma humanidade, que nossas histórias estão entrelaçadas e que temos o poder de fazer a diferença. Ele nos desafia a sermos melhores, a agirmos com mais compaixão e a construirmos um mundo mais justo e inclusivo.
O ator, em sua essência, é um educador do coração e da mente. Ele ilumina o caminho para a compreensão e a mudança, e em cada papel que assume, ele reafirma o poder da arte de transformar vidas e sociedades. Em suas mãos, a atuação se torna um ato de amor e compromisso com um mundo mais humano e consciente.
.
.
.
Ronald Sá, é ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Tem mais de 30 textos teatrais escritos, tanto infantil e adulto. Mora em São Luís do Maranhão. Começou a se interessar pelas letras desde criança. Formado em Artes Cênicas, tem um grupo de teatro na periferia da cidade maranhense, Anjo da Guarda. Bairro cultural, celeiro de vários artistas. Atuou, escreveu e dirigiu 26 espetáculos. No momento, escreve sua primeira série e e seu primeiro livro sobre o mundo teatral.