O que é cognoscível?

Um dos meios que o homem tem de conhecer o cognoscível são os sentidos que nos permitem perceber as coisas: visão, audição, tato, olfato dentre outros.

Mas esses aparelhos desempenham funções imperfeitas. Podemos ouvir um som de um pássaro no meio de um arbusto, e no momento que nos deparámos com o animal, este pode se revelar uma cobra. O simples fato de ouvirmos um som de um pássaro não é prova de que realmente é um pássaro.

A mesma incerteza pode acontecer com os outros sentidos, deduzimos algo pelo cheiro, mas essa dedução pode estar errada. Essas falsas deduções ocorrem diariamente em nossas vidas.

Para termos "certeza" do que conhecemos, somos obrigados a utilizar um conjunto de ferramentas ou hipóteses testáveis que trazem indícios do que realmente é a coisa. Dessa maneira, temos um conjunto de dados sobre o objeto, e não só as informações produzidas pelos sentidos.

Por exemplo, a ciência medieval acreditava que fungos eram plantas, pois os dois tipos de seres eram parecidos, foi somente com a criação de uma ferramenta chamada microscópio, que o estudo das células desses organismos, revelou que os fungos não eram plantas. Pois suas células eram diferentes.

Um caso parecido aconteceu quando acreditava-se que o sol era composto por vários elementos pesados como ferro, ouro, alumínio, e outros. Porque esses metais aquecidos, produziam o mesmo espectro de luz que o sol produz.

Foi em 1925, que a astrônoma Cecilia Payne-Gaposchkin, mostrou por meio da hipótese que o sol era constituído por outros elementos mais leves, como hélio e hidrogênio, que contrariavam o que os astrônomos acreditavam.

Nesse caso, a hipótese trouxe dados mais precisos do que os dados produzidos pelos aparelhos de espectrografia.

Em resumo, só podemos conhecer as coisas cognosciveis, por meio de uma gama de ferramentas, ou por uma hipótese testável que explique bem a coisa. Essas ferramentas ou hipóteses trazem dados que complementam o conhecimento que os nossos sentidos produzem.

Só assim para saber o que são as coisas de fato.