Sobre o brilho das estrelas (e sobre o brilho das pessoas que sonham e trabalham em prol de seus sonhos...)
Fiquei sabendo (desculpem-me a ignorância, mas só descobri isso aos 38 anos) que as estrelas que vemos no céu a olho nu, demoram anos para chegar até nós... Que a luz que enxergamos hoje, já brilhou há anos e que demorou determinado tempo para chegar aqui. A estrela mais nova brilhou há 4 anos, e temos estrelas que brilharam há milhares deles (mas só hoje, depois de tanto tempo, sua luz chegou, mesmo viajando na velocidade dela...).
Ou seja, o que vemos na noite é uma ilusão do presente. Quando olhamos para o céu estrelado, estamos olhando para o passado e para um lugar muito, muito, muito distante (pelo menos humanamente falando). Até o próprio sol demora para brilhar aqui... No caso são só oito minutos, mas não é no exato presente.
O que quero dizer com isso? Que nossa percepção de tempo e espaço é uma ilusão. E que, assim como as estrelas já brilharam há muito tempo, mas só agora suas luzes chegam até nós, quem sabe você também já acendeu sua luz no passado, mas ainda não consegue enxergar, porque ainda não está no momento? Quem sabe daqui a algum tempo, sim, brilhará?
Em outras palavras, vamos ter mais calma nessa vida. Se você tem um sonho, e vem trabalhando nele, respira fundo, continua fazendo seu melhor, que talvez você já tenha plantado o seu sucesso e daqui a pouco você o colherá.
Vou dar um exemplo: um dia, em 2014, escrevi um – apenas mais um – texto reflexivo, que na verdade era um desabafo em forma de texto poético dramatúrgico. De maneira totalmente despretensiosa, publiquei no recando das letras. E em 2020, a editora de uma grande rede escolar do estado de São Paulo (talvez a maior rede escolar daqui), me ligou, comprou o meu texto e publicou em seu material didático.
O importante é não desistir do sonho. Se as estrelas que são enormes, demoram tanto tempo para brilhar aqui no planeta, o que são 2, 5, 10 anos de espera?! Ainda há esperanças, - sempre há esperanças! Continue fazendo seu melhor, que um dia sua luz vai brilhar a olho nu!
(Obs: que audácia a nossa querer tudo para já, não é?! Rsrsrs... Somos tão ansiosos, tão imaturos... rsrsrs...)
(Thaís Falleiros – 21-05-24)