EVENTOS AMBIENTAIS QUE ME IMPACTARAM...

Desde muito cedo tenho o hábito de observar os animais e a natureza, sejam aves, insetos, mamíferos, peixes e também rios, lagos, lagoas, nascentes, minadores interessantes que existiram e também existem em minha terra Natal, até os dias atuais e também o mar que conheci aos sete anos de idade... Óbvio que também sempre tive curiosidade pela cobertura vegetal, árvores, plantas, flores etc..., bem como o sol, a lua, as nuvens e seus movimentos e luzes e reflexos..

A forma que encontrei de registrar as vidas , os efeitos e até comportamento foram os versos e poesias, o que primeiro chamou a atenção de outras pessoas foi minha poesia sobre o Rio Taquari de Mato Grosso do Sul, inclusive recebi carta e comentários de uma escritora do Rio Grande do Sul, ela pensou que a poesia tratava do rio de mesmo nome do seu estado Natal RS. , Na verdade minha poesia foi minha forma simples de tentar chamar a atenção de nossas autoridades para o problemas não só do nosso rio Taquari do Pantanal, mas para todas as nossas bacias hidrográficas que são vitais para a saúde da NATUREZA e também nossa e dos animais...

Não tive a honra de ganhar nenhum grande prêmio literário com minhas singelas poesias, porém, ao ver minha poesia utilizada numa teses de doutorado na PUC falando sobre a importância de cuidar da NATUREZA e dos rios, fiquei tão feliz como se tivesse recebido um Jabuti ou até um Oscar de poesia, pois enfim consegui chamar a atenção de alguém, um estudioso de direito ambiental sobre a necessidade de cuidarmos dos rios, da natureza etc...

Os eventos públicos que mais me impressionaram sobre alertas ambientais na vida foram na Embrapa Pantanal em ano 2003 com pesquisadores holandeses e brasileiros, tratando da problemática do Rio Taquari no MS, Uma passeata organizada em Corumbá nos anos 80 por estudantes de Biologia do CEUC UFMS que também já alertavam ao governo Federal e autoridades ambientais para a necessidade da preservação ambiental e dos rios Taquari e outros, depois participei em ano 2000 já como deputado federal da Comissão de Meio Ambiente da Câmara do Encontro das Águas com autoridades do Brasil, Itália e outros países, onde foram feitos alertas muito importantes sobre as Bacias hidrográficas brasileiras e da America do sul, o último evento marcante foi em Búzios no Estado do Rio de janeiro quando fui com uma Comitiva de Sul matogrossenses no evento da Rede de Bacias Hidrográficas brasileiras, onde também foram feitos alertas importantes sobre os riscos de desmatamentos sem critérios, destruição de nascentes e também destruição de matas ciliares nos rios brasileiros e os riscos que isso estava trazendo para a natureza, para os animais e para nós...Este Evento foi o último Evento que fui convidado a participar como Diretor Presidente do IMAP ( Instituto de Meio Ambiente do Pantanal) hoje chamado IMASUL por decisão política.

Infelizmente por interesses meramente econômicos de grupos poderosos e políticos eleitos que representam grandes grupos econômicos , muitos alertas e avisos de estudiosos da área ambiental são ignorados e os efeitos devastadores são tão óbvios e visíveis nos dias atuais....

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 20/05/2024
Código do texto: T8067049
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.