Sobre o Tédio

Nietzsche disse certa vez que “a fuga do tédio é a mãe de todas as artes”. E por que fugimos tanto do tédio? Porque o tédio é tido como algo ruim? Por que lutamos para afastá-lo de nós a todo instante? Porque o tédio é um estado do qual não conseguimos nos livrar e que vem logo nos mostrar certas verdades que não queremos encarar, verdades desagradáveis sobre a vida: a nossa insignificância, nossas limitações, as pequenas gotas de explicações que sabemos diante de oceanos infinitos que desconhecemos, a falta de sentido da vida, as dores em se viver, em se amar, em suportar a nós mesmos; o cheiro da futilidadas que se exala de todas as coisas, de todas as pessoas, de nossas ações... O tédio a nos descortinar a nossa inexorável caminhada rumo a velhice, ao esquecimento, às doenças e tantas e tantas fragilidades desta reles e prodigiosa matéria chamada “corpo”, que segue sem querer seguir em direção à desconhecida estação_ a morte.

Gilliard Alves
Enviado por Gilliard Alves em 15/05/2024
Reeditado em 17/05/2024
Código do texto: T8063962
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.