E verdade que, só enriquece quem trabalha duro? Crônica

_*É verdade, que só enriquece, quem trabalha duro?*_

Adicionar uma perspectiva marxista, ao questionamento sobre, quem realmente realiza e quem enriquece, com o "trabalho duro", ressalta a crítica, ao modo de produção capitalista. Karl Marx argumentava, que a acumulação de capital, acontece através da exploração da classe trabalhadora, a quem ele chamava de proletariado, pelos proprietários dos meios de produção, ou burguesia, em outras palavras, exploração da classe trabalhadora, significando roubo.

Na visão marxista, o "trabalho duro", frequentemente é realizado pelos trabalhadores que, apesar de serem os verdadeiros produtores de valor, através de sua força de trabalho, recebem apenas uma fração do valor que realmente produzem. O restante é expropriado(roubado) pelos capitalistas, na forma de mais-valia, que é a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador. Este processo é central, para a teoria do valor-trabalho de Marx, que explica como os capitalistas, acumulam riqueza e poder, à custa do suor e do labor dos trabalhadores.(braçais e intelectuais)

A exploração(roubo), portanto, não é um acidente ou uma aberração do sistema capitalista, mas uma característica inerente dele. Essa análise marxista, desmistifica a noção superficial, de que a riqueza é simplesmente o resultado do "trabalho duro" individual, reconhecendo em vez disso, que é o resultado de uma complexa rede de relações sociais e econômicas, que favorecem a acumulação de capital, nas mãos de poucos, à custa de muitos.

Ao examinar a afirmação, de que alguém ficou rico através do "trabalho duro", uma perspectiva marxista, nos convida a explorar mais profundamente, as condições sistêmicas e as relações de poder, que permitem essa acumulação de capital, questionando a legitimidade e a justiça do sistema econômico, que faz tal afirmação possível.

_*Daniel Barthes.*_

BARTHES
Enviado por BARTHES em 22/04/2024
Código do texto: T8047280
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.