O caminho da noite

Por vezes somos obrigados a percorrer trechos difíceis na longa estrada da vida. Trechos que, se pudéssemos, simplesmente evitaríamos. Mas são trechos que não dá para simplesmente pular. Isso porque eles nos levam ao nosso destino. E nem sempre há a possibilidade de desviar a rota, pegar um atalho. Porque há trechos que são únicos e decisivos. Há trechos que são tudo o que nos resta para que alcancemos o que realmente queremos. Trechos que precisam ser vividos. Se formos capazes de ver sentido neles, talvez os percorramos cantarolando alguma canção. Se, ao contrário, formos incapazes de perceber algum propósito neles, talvez os percorramos como se passássemos por um tapete em brasa. A escolha é nossa. Como você escolhe passar pela vida?

“Não se pode chegar à alvorada a não ser pelo caminho da noite” (Khalil Gibran)

Esse exemplo é mais que certeiro. Se quisermos alcançar o alvorecer, se quisermos acompanhar o nascer do sol em um novo dia, precisaremos, antes, enfrentar a noite. A noite é o caminho. O nascer de um novo dia pode ser o destino. Evitar a noite seria o mesmo que abrir mão de nosso propósito, desistir de nossos sonhos, rasgar todos aqueles projetos pelos quais nos esforçamos incansavelmente. Enfrentar a noite, ao contrário, seria o mesmo que, ainda que cansados e exauridos, ou com medo e apreensivos, não permitirmos que os receios e as dificuldades nos afastem de nossas metas. O nascer do sol é lindo. Assistir ao alvorecer pode ser uma daquelas inesquecíveis experiências. No entanto, só somos agraciados por tais vivências se não fugirmos da noite, se realmente passarmos por ela.

Que caminhos você tem evitado e que tem lhe causado um atraso incômodo? Será que não está insistindo no inexistente? Porque talvez esteja esperando encontrar uma nova passagem, um novo trajeto, uma rota que não esteve no mapa. Mas talvez isso não aconteça. Porque há caminhos na vida que precisam ser atravessados, queiramos ou não. Precisamos passar pelo medo de tirar um dente, caso contrário os novos nascerão tortos. Precisamos passar pelo medo de sermos rejeitados por aquela pessoa de quem gostamos, caso contrário nunca saberemos se seria possível construir com ela uma linda família. Percebe? Há experiências que precisam ser vividas. Que simplesmente devem ser aceitas se quisermos, realmente, chegar do outro lado e, assim, abraçarmos nossos desejos. Isso é importante. Porque poderemos, durante a travessia, cantarolar uma linda canção, na esperança de que muito em breve chegaremos ao nosso estimado destino!

Mas há outro lado nessa história. Às vezes o caminho é insuportável porque o destino não é para nós. Às vezes nos deixamos iludir, ou nos permitimos convencer por promessas mirabolantes ou por recomendações autoritárias. E simplesmente nos deixamos levar. Pense além. E reflita sobre o que tem feito. Será que o alvorecer é mesmo o seu projeto de vida? Porque talvez não o seja. E talvez você esteja insistindo em um caminho que o levará a um lugar que não lhe pertence. Reflita. E se conheça. Com autoconhecimento aumentam as chances de escolhas melhores!

(Texto de Amilton Júnior - @c.d.vida)