Flores

Somos seres relacionais, como acredito que já tenhamos conversado por aqui. Isso quer dizer que dependemos de nossas relações. Precisamos delas. Porque é através de nossas relações que passamos a ter consciência de nossa existência, que fortalecemos nossa autoestima, desenvolvemos nosso autoconceito e ainda conseguimos estruturar o nosso autossuporte. Então as nossas relações são fundamentais para o nosso desenvolvimento enquanto seres humanos. Afinal, basta que pensemos nos bebês, aquelas criaturinhas tão indefesas e impotentes. Se não fossem os atenciosos cuidados dos adultos ao seu redor eles não se transformariam naquelas crianças elétricas que pulam de um brinquedo ao outro no parque de diversões, nem seriam aqueles adolescentes inteligentes que criam rimas na escola, muito menos os jovens advogados que ao terminarem uma argumentação deixam todos de boca aberta, muito menos chegariam a ser aqueles vovôs amados por seus adoráveis netinhos. Tudo começa nas nossas relações.

Apesar de necessitarmos delas, não quer dizer que todas são saudáveis. Porque algumas nos ferem e diminuem, algumas nos maltratam e colocam em risco a nossa autoestima, formam em nós um distorcido autoconceito e nos deixam incapazes de desenvolvermos nosso próprio suporte. Não é por necessitarmos das nossas relações que precisamos nos submeter a qualquer uma.

“Entregue as suas flores a quem saiba cuidar delas” (Saramago)

O importante é que reconheçamos quem é digno de nossa confiança e de nosso apoio e quem não merece a nossa confidente companhia. Fazer essa diferenciação nos poupa de entregarmos nossas flores a quem, ao invés de reservá-las em um vaso com água, as deixa largadas no sofá para que sejam amassadas. As flores, aqui, são simbólicas. Porque o que entregamos às pessoas pode ser o nosso amor, a nossa lealdade, a nossa amizade, o nosso companheirismo, o nosso cuidado, a nossa atenção, a nossa afeição, o nosso apoio, o nosso zelo... Entregamos às pessoas o que de mais especial carregamos em nós, mas nem todas estão preocupadas com isso, nem todas sabem reconhecer os nossos esforços, nem todas estão realmente dispostas a entenderem que estão sendo presenteadas pelas mais belas, formosas e perfumadas flores que temos a oferecer.

Entregue o seu amor a quem saiba amá-lo, entregue a sua companhia a quem saiba se fazer companheiro, entregue o seu zelo a quem consiga tocar em seu coração com cuidado, dedique sua amizade a quem o recompensará com lealdade. Não é que devamos nos cercar por bajuladores que façam tudo por nós e nos elogiem constantemente, até mesmo de forma corriqueira. Claro que não. Significa apenas que precisamos ter cautela ao dedicarmos aquilo que de tão valioso carregamos conosco. Precisamos compreender que nossas relações devem ser saudáveis e construtivas... Mas eu entendo... é impossível estarmos sempre apenas com pessoas que nos façam bem. Mas quando estivermos com aqueles que nos machucam, que não lhes entreguemos nossas flores.

(Texto de @Amilton.Jnior)