Hecceidade em Duns Scotus

 

Valoriza a experiência

Distancia a preocupação exclusivista da filosofia com as essências universais e transcendentes

Propõe um encadeamento argumentativo

Realismo moderado acerca do "problema dos universais" como "verdade" e "bondade"

Os universais têm uma existência real e substancial

O problema dos universais está intimamente ligado ao da individualização

o que torna uma coisa específica isso ou aquilo

Não somente a própria natureza é, de si mesma, indiferente a ser no intelecto e no particular

mas também, por isso, a ser universal e particular (ou seja, singular).

Tendo um ser no intelecto ela não possui primeiramente, por si, a universalidade.

A primeira intelecção é ‘da natureza’ enquanto não é coninteligido um modo

nem [o modo] que é dela no intelecto

nem [aquele] que é dela fora do intelecto

A forma é um meio melhor de individualizar um objeto em particular

a forma de um objeto como um composto é a melhor maneira de diferenciar objetos um do outro

Cerne do realismo escocês, particularmente nas teorias da hecceidade e distinção formal.

Além do pensamento, apenas coisas singulares existem.

A superfície dura de uma pedra específica é determinada, enquanto a dureza universal que o intelecto apreende é indeterminada ou geral.

O que sabemos são gêneros e espécies

produtos da ação mental.

No entanto, porque o ser completo abraça tanto a universalidade quanto a particularidade

Porque o homem percebe o singular com seus sentidos

Enquanto conhece o universal com seu intelecto

É possível que atinja o singular relacionando os universais a algo que é isso. 

Quididade, virtude essencial.

 

Thomas A. Goudge, The Thought of C. S. Peirce (Dover 1969), p. 99.

 

 

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 03/04/2024
Reeditado em 03/04/2024
Código do texto: T8033805
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