Educação de base
_*EDUCAÇÃO DE BASE*_
O livro "O que é Psicologia Social" de Silvia T. Maurer Lane, aborda vários conceitos fundamentais da psicologia social, incluindo a ideia de consciência de si e consciência de classe. Estes conceitos, são centrais, para entender como os indivíduos se veem, em relação ao seu próprio ser e ao seu contexto social e econômico.
A consciência de si, se refere à capacidade do indivíduo, de se reconhecer como um ser pensante, com desejos, pensamentos e emoções próprios. É o reconhecimento de si mesmo, como um sujeito único, com uma história e identidade particulares. Ter consciência de si, é ter um entendimento de quem somos, nossas características, qualidades, deficiências e o papel que desempenhamos, em nossas relações e na sociedade.
A consciência de classe, por sua vez, está relacionada à compreensão de um indivíduo, de sua posição, dentro das estruturas socioeconômicas da sociedade. Refere-se à percepção e reconhecimento, de como as diferenças de classe afetam a vida das pessoas, suas oportunidades, seu acesso a recursos e poder. É entender como estas diferenças, moldam as relações sociais, as percepções sobre justiça e igualdade e a própria identidade.
A dificuldade de se alcançar essas consciências, reside em diversos fatores. Socialmente e psicologicamente, os indivíduos são frequentemente influenciados por ideologias dominantes, preconceitos, padrões culturais e pressões sociais, que podem obscurecer, ou distorcer, a percepção de suas próprias experiências, desejos e necessidades, bem como sua compreensão, de sua posição na estrutura social mais ampla. Em relação à consciência de classe, muitas vezes, as estruturas de poder em uma sociedade, podem promover uma visão de mundo, que minimiza as divisões de classe, ou justifica as desigualdades, dificultando a percepção clara da própria posição, dentro dessas estruturas.
Além disso, fatores como educação, acesso à informação, e o nível de diálogo e reflexão crítica, em que um indivíduo ou grupo, está envolvido, podem afetar profundamente, o desenvolvimento dessas formas de consciência. A superação dessas dificuldades, muitas vezes, requer um esforço consciente, para questionar as normas existentes, buscar uma compreensão mais profunda de si mesmo e do contexto sócio-histórico e engajar-se em práticas, que promovam um senso crítico, de reflexão e conexão, com os outros.
_*Daniel Barthes*_